Você sabe como funciona a Câmara de Vereadores? A maioria da população não faz ideia do papel dos vereadores, porém, é possível aprender mais sobre o assunto desde pequeno, por meio do programa ‘Vereador Mirim’, que será instalado no Legislativo de São João Batista. O projeto entrou em leitura na sessão desta segunda-feira (04) e deverá ser analisado e votado na próxima sessão.
De autoria da vereadora Rúbia Tamanini (PSD), e assinado pela mesa diretora da Câmara, o programa tem como objetivo estimular a participação política da juventude, permitindo aos estudantes compreender o papel do legislativo municipal, “bem como proporcionar aos mesmos momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal em uma sociedade democrática”, diz o texto da lei.
As escolas públicas e particulares poderão aderir ao programa, que vai atender estudantes da oitava série do ensino fundamental. O número de participantes será correspondente ao de vereadores do município. De acordo com a Lei, será ao menos um representante por escola do município. Os vereadores mirins poderão, por exemplo, discutir os problemas que mais afetam a população do município.
O mandato dos vereadores mirins será de um ano, e haverá sessão especial para diplomação dos eleitos e entrega de certificados de participação para os demais. A Câmara mirim irá se reunir uma vez por mês. Ainda de acordo com o projeto, para cada eleito haverá um suplente, que deverá ser da mesma escola. Ele também deverá participar da formação e execução do programa.