Reduzir, reutilizar e reciclar são os conhecidos três R’s da sustentabilidade, que unem ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre o consumismo e o Meio Ambiente. As práticas são adotas com o objetivo de diminuir o custo de vida e reduzir gastos, além de favorecer o desenvolvimento econômico de forma sustentável.
Buscando sempre realizar atividades que não geram fortes impactos ao Meio Ambiente, a Administração Municipal de Tijucas, através da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos vêm realizando a pavimentação da Rua Carolina Duarte, localizada no bairro Praça. Na via, vem sendo utilizadas lajotas retiradas da Rua 13 de Novembro, cuja obra de pavimentação asfáltica está em fase final.
De acordo com o prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi, o objetivo foi beneficiar a população, reutilizando algo que seria descartado. “As pedras são de ótima qualidade, todas foram selecionadas antes de serem enviadas para o local da obra. Queremos pavimentar o maior número de ruas possível, mas nem sempre é possível a Administração arcar com todas as despesas, por isso, agradecemos imensamente a parceria que temos mantido com a população nos últimos anos, onde a Administração Municipal se responsabiliza pela mão de obra e os moradores pelo material e sempre que for necessário, assim continuaremos atuando. Conseguimos, no caso da Rua Carolina Duarte, não ter despesas com o material, já que as pedras estão sendo reutilizadas e conseguiremos quem sabe, calçar mais uma rua desta forma. Numa ação simples, estamos diminuindo a cultura do consumo, muito presente dos dias atuais e que acabou afastando a cultura da reutilização, o que causa fortes impactos ao meio ambiente” – disse o prefeito, que também agradeceu a equipe de trabalho pela dedicação.
Ao todo, a Rua Carolina Duarte terá 350 metros de pavimentação, com cancha de sete metros. Na obra, estão sendo utilizadas lajotas de 30cm com encaixe.