Na sexta-feira, 25, os médicos cubanos Yeanisleidi Blanco Quintana e Yanier Pena Morales, encerram as atividades em Nova Trento, após o término do contrato de trabalho. Eles atuavam no município através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, especificamente no ESF – Estratégia de Saúde na Família.
O médico Yanier Penã Morales atendia na Unidade Básica de Saúde Trinta Réis e a Yanisleidi Blanco Quintana na Unidade Básica do Besenello. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vilson Dalbosco, o Bica, os profissionais foram homenageados pela equipe da Secretaria na segunda-feira, 28 de novembro, nas unidades onde trabalhavam. “Realmente foi um atendimento humanizado, voltado para o indivíduo e muito elogiado pela população”, diz Dalbosco.
Segundo o secretário, a atuação dos médicos cubanos trouxe muitos benefícios à comunidade, principalmente pela atenção destinada a cada neotrentino. “Agradeço toda a dedicação que o Yanier e a Yanisleidi tiveram durante este período em Nova Trento”, destaca o secretário.
Já nesta terça-feira, 29, os médicos cubanos foram recebidos pelo prefeito Gian Francesco Voltolini e pelo vice-prefeito, Josemar Guilherme Franzoi, no gabinete. “Agradeço a atenção que eles tiveram com nossos munícipes, pela atenção, pelo sorriso e paciência de conversar, ouvir e atender os neotrentinos”, diz Gian.
Assim como o prefeito, o vice Josemar também enfatizou o ótimo trabalho realizado pelos médicos no município. Na ocasião, o vereador Jucelino Marino Chini, entregou aos profissionais uma moção honrosa do Poder Legislativo em homenagem a atuação dos médicos em Nova Trento.
Para o médico Yanier Penã Morales a oportunidade de morar e trabalhar em Nova Trento foi positiva. “Apesar das dificuldades com idioma, conseguimos realizar um atendimento mais humanizado. Aqui fiz muitos amigos”, ressalta. A médica Yeanisleidi Blanco Quintana acrescenta que a experiência foi especial. “Foi tudo ótimo, principalmente porque conseguimos atender bem as pessoas”, conta.
Programa ‘Mais Médicos’ em Nova Trento
Os médicos cubanos Yanier Penã Morales e Yanisleidi Blanco Quintana chegaram ao município no dia 09 de dezembro de 2013, e no início de 2014, passaram a atuar na Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento. Na época, a pasta estava sob a responsabilidade de Maxiliano de Oliveira, o Max, que incentivou adesão de Nova Trento ao Programa ‘Mais Médicos’.
O ‘Mais Médicos’ foi instituído pela medida provisória nº 621 e sancionado na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com intuito de promover melhorias dos atendimentos aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, nos dois primeiros anos do programa 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas foram beneficiados.
Informações da Assessoria de Imprensa