A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São João Batista iniciou o ano com foco nos objetivos para 2018. Um dos primeiros passos foi a ampliação do espaço físico com a construção de um novo consultório médico.
A presidente da entidade, Maria Elizabeth Zunino Booz, a dona Beta, explica que os recursos utilizados para a obra foram conquistados durante o ano de 2017, por meio dos diversos eventos organizados pela RFCC.
O novo consultório terá cerca de 30 m² e possibilitará que novos serviços sejam atendidos na sede de São João Batista. Atualmente, o prédio da RFCC conta apenas com um consultório médico, cozinha, banheiros, hall de entrada, sala do brechó e espaço para fisioterapeutas e mulheres mastectomizadas fazerem drenagem linfática.
Segundo dona Beta, com o novo consultório pronto e equipado, a intenção é ampliar os serviços de ginecologia, como mastologia para cuidar das mamas das mulheres. “Se possível, queremos também cuidar da saúde do homem e trazer um médico urologista, pois quando o marido ou companheiro vem trazer a mulher e fica na espera, sempre questionam sobre esse serviço. E nosso papel é cuidar da saúde da população também, pois somos um braço da saúde no município”, diz.
Ações do ano
Para 2018, segundo ano da gestão 2017/2018, a presidente informa que a RFCC de São João Batista está com objetivos maiores. “Fizemos nosso papel enquanto entidade durante 2017 na prevenção do câncer do colo do útero com ginecologista. Fizemos também o preventivo e outras atividades referentes à Rede Feminina, com o grupo de apoio e artesanato”, lembra.
Entretanto, a intenção da entidade para este ano é, a partir da ampliação do prédio, inserir novos serviços e ganhar mais voluntárias para auxiliar no trabalho.
Dia Internacional da Mulher
Neste ano, no Dia Internacional da Mulher, a Rede Feminina de Combate ao Câncer terá uma programação juntamente com a Administração Pública. “Nossa responsabilidade será trazer um palestrante para falar da saúde e empoderamento da mulher do século XXI”, revela a presidente.
O evento será na quarta-feira, 7 de março, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, às 19h30. Além disso, na segunda-feira, 5 de março, na sede da RFCC haverá a reunião mensal, onde a entidade receberá as mulheres que poderão ser novas voluntárias da Rede Feminina.