Foi deflagrado no último dia 16 de março pela Polícia Militar, uma operação para coibir a farra do boi em Itapema. De acordo com o comandante da PM, Capitão Geraldo Rodrigues Junior, barreiras policiais estão sendo realizadas em locais previamente identificados pela agência de inteligência, como locais de rota dos veículos que trazem os animais.
Segundo informações do Portal VipSocial, na primeira semana, 2 farristas foram encontrados com o animal ainda no local, no Bairro Várzea, sendo presos em flagrante.
Como o local era de difícil acesso, houve a necessidade de eutanasiar o animal, após laudo técnico de um veterinário. O animal estava há pelo menos uma semana sendo torturado pelos farristas. Foi encontrado pela PM bastante debilitado e com uma pata quebrada.
Outras barreiras fiscalizadoras estão abordando veículos e realizados bafômetros nos condutores, uma vez que, segundo a polícia, muitas pessoas participam da “farra” embriagados. Foram presas 3 pessoas por embriaguez, realizados 5 termos circunstanciados por porte de drogas, dentre outras irregularidades, além dos 2 farristas presos por maus tratos a animais, na última semana.
No meio da mata, ainda no Bairro Várzea, foi identificado um local onde foi construído um mangueirão para a prática da farra, o local foi desmanchado com apoio do GOR (Grupo de Operações e Resgate). Segundo a Polícia Militar, as barreiras continuarão até a Páscoa.