Prefeitura e Bombeiros atuaram na tarde desta quinta-feira (28) no combate à foco de incêndio nos fundos do Mata Atlântica. Um foco de incêndio na vegetação tem gerado preocupação e transtornos nos últimos dias na área central de Tijucas.
Nesta quarta e quinta as Secretaria de Obras e de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente estão prestando apoio ao Corpo de Bombeiros no combate às chamas.
Por ter ficado em local de difícil acesso, a secretaria de Obras teve que disponibilizar uma máquina para nivelar o terreno e permitir a passagem do caminhão e assim, a chegada de água no foco do incêndio.
De acordo com Letícia Tomasi, engenheira ambiental do município, as chamas surgiram nas turfas (tipo de vegetação predominante no local) e devido ao tempo seco, se propagaram muito facilmente e de forma rápida. Agora a equipe de combate precisa eliminar os focos que estão por baixo da vegetação.
Sobre as turfas: Trata-se de solo rico em matéria orgânica – um estágio anterior ao carvão – pega fogo facilmente, especialmente durante a estiagem, provocando odor desagradável e fumaça densa.