Estamos em período de férias e muitas famílias aproveitam para viajar. Deixar a casa sozinha nesse período, no entanto, pode ser sinônimo de dor de cabeça para quem pretende passar alguns dias descansando. O comandante da Polícia Militar de São João Batista, Sérgio Arlan, afirma que existem ações simples que podem proteger a residência de invasões e assaltos no período que a família estiver fora.
Em casa é importante ter cuidado para que a empolgação não faça alguns detalhes passar despercebido. Portões, portas e janelas, tudo deve estar trancado e vale a pena checar novamente antes de sair. É possível reforçar as entradas para casa com trincos, trancas e cadeados internos. Se essa for a escolha, evitar colocar as proteções pelo lado externo, pois isso é um sinal que não há ninguém em casa. Se for possível, também pode ajudar a instalação de dispositivos eletrônicos.
Além dos reforços de segurança, o segredo para proteger a casa é transmitir a impressão que ela não está vazia, evitando atrair ainda mais a atenção dos assaltantes. De acordo com o tenente Sérgio Arlan, caso a viajem seja estendida, pode-se, por exemplo, pedir para que algum parente ou vizinho visite a casa algumas vezes, abrindo janelas e portas ou entrando com carro na garagem. Tudo para mostrar a presença de pessoas no local.
A PM sugere também que televisores ou equipamentos de som sejam programados para ligar e desligar por algum período. As luzes também ajudam, desde que não fiquem acessas o tempo todo. Outra dica importante do tenente, é deixar seus contatos com algum conhecido para que possa ser localizado rapidamente.