O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Tijucas está ampliando a faixa etária atendida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As inscrições estão abertas para um novo grupo de adolescentes entre 14 e 17 anos. Agora os grupos atendidos contemplam as faixas etárias entre 06 e 17 anos e idosos a partir de 60 anos.
O Cras conta com apoio de instituições parceiras, como das Instituições Univali e Associação Du Projetus, para dirigir as oficinas. Estas entidades foram contempladas com o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) 2020 para execução de projetos socioassistenciais que objetivam incentivar, apoiar, promover, atender, valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuam para a promoção, garantia, defesa e atendimento tanto de crianças quanto de adolescentes do município.
“Através do Cras são oferecidos serviços que fortalecem a convivência com a família e com a comunidade. Entre esses Serviços oferecidos está o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ali são realizadas atividades em grupos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social”, explica a secretária de Ação Social e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado.
Objetivo do novo grupo
O principal objetivo das novas oficinas, com o novo grupo atendido, é capacitar esta faixa etária que já é habilitada para o Programa Jovem Aprendiz. Desta forma as oficinas devem promover o autoconhecimento, a elaboração de planejamento de carreira, contribuindo assim para maior empregabilidade e autonomia dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a psicóloga do CRAS, Anne Cristine de Melo Pinheiro, devido à pandemia de Covid-19, as atividades serão realizadas por meio virtual, utilizando diversas ferramentas de multimídia, tais como WhatsApp, Youtube, Videoconferência, entre outros. “Dentre outros objetivos, queremos incentivar o protagonismo, a cultura empreendedora e solidária dos jovens, bem como a reflexão sobre o controle financeiro e exercício da cidadania”, afirma.
Inscrições abertas
Para participar dos grupos, o adolescente acompanhado do responsável, precisa procurar o CRAS, que está localizado na Avenida Coleira, número 465, bairro Praça. Também pode entrar em contato via e-mail: [email protected], por contato telefônico (48) 3263-6194 ou via aplicativo WhatsApp pelo número (48) 9915-0368.