Durante dois meses, de 13 de fevereiro a 13 abril, o pátio do Posto de Saúde Central contará com a Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher. Nesta semana, na terça-feira, 31 de janeiro, a educadora de saúde do Sesc, a enfermeira Luciane Ramos, esteve na prefeitura para tratar sobre os últimos detalhes até a chegada caminhão. “Ainda no ano passado buscamos esse projeto e estamos muito felizes em poder ver que deu certo. Convidamos desde já todas as mulheres das faixas etárias atendidas para comparecerem”, relatou o prefeito
A educadora explicou que na Unidade Móvel são realizados exames para prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e colo de útero (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de ações educativas para a promoção da saúde. O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames é necessário o agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde do Município, ter a cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é que sejam feitos 800 exames de mamografia e 800 de Papanicolau.
Sobre o projeto
A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e o acesso ao diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.
A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas.