O Departamento Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, visitou o viveiro de mudas modelo da Bunge, empresa do ramo do agronegócio, alimentos e bioenergia, em Gaspar, durante a segunda-feira, 22. Lá o município recebeu a doação de 400 mudas de plantas nativas para o viveiro que está em construção em Tijucas.
Além disso, o chefe do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Narbal Andriani Junior e o responsável pelo Viveiro Municipal, Nivaldo Mosarte Pereira, aproveitaram a oportunidade para adquirir experiências a serem aplicadas aqui. Em fase de implantação, o viveiro municipal de Tijucas deve ser inaugurado no fim de setembro e trabalhará com a produção de mudas de espécies nativas.
O projeto do viveiro é uma parceria entre o departamento e o Comitê Tijucas Biguaçu, que desenvolve o Pacto pela Restauração da Mata Ciliar. A estrutura do viveiro, pertencente ao Comitê, ficava em Bombinhas e foi transferida para a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, em frente ao Samae.
Segundo Narbal Andriani Junior, o principal objetivo do viveiro “é colaborar para a recuperação da mata ciliar, mas as mudas produzidas nos viveiros também poderão ser utilizadas em praças e áreas verdes da cidade”. As mudas ainda estarão disponíveis para doação às pessoas que tiverem interesse.
Mais informações sobre o viveiro de mudas podem ser obtidas no telefone (48) 3263-1133.