Empregados da Votorantim, com unidade em Vidal Ramos, definiram neste sábado, 22, as reivindicações a serem encaminhadas à empresa na negociação do acordo coletivo de trabalho 2016/2017. Entre elas está o percentual de reajuste nos salários. A assembleia foi coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), que representa os funcionários.
No encontro, os trabalhadores decidiram solicitar percentual equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), hoje em 9,15%, mais 2% de ganho real para todos os empregados. O mesmo percentual se estende aos valores dos pisos (mínimo que o funcionário deve receber quando é contratado. Atualmente, o valor é de R$ 1.215. Além dos percentuais salariais, os empregados da Votorantim vão encaminhar pedido de reajuste no valor do vale alimentação.
“Sabemos a da dificuldade que está sendo em se enfrentada nas negociações coletivas deste ano, mas sabemos que este momento é um direito do trabalhador de conversar com a empresa e fazer uma negociação dentro da razoabilidade”, pontua o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.
Na assembleia foi formada uma comissão de trabalhadores e diretores do sindicato, que vai se reunir com a direção da Votorantim para discutir as propostas. A pauta com as solicitações será enviado à empresa nos próximos dias. A data base, ou seja, quando a negociação deve estar encerrada, é o mês de novembro.
O acordo coletivo atinge os 175 funcionários da unidade da empresa, que produz cimento. Em Santa Catarina, além da unidade de Vidal Ramos, a empresa também está presente em Imbituba.
Ouça