O Núcleo de Jovens Empresários da Acit e CDL de Tijucas vai promover neste ano mais uma edição do Feirão do Imposto. Realizado com apoio e orientaçõs do Cejesc (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina), o movimento está agendado para o dia 12 de setembro. A iniciativa acontece em todo o país por iniciativa da Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários).
O objetivo da mobilização é conscientizar a população sobre a carga tributária que incide em produtos e serviços no Brasil, alertar para os impostos que são cobrados no dia a dia e solicitar a correta, efetiva e transparente aplicação dos tributos em benefícios da sociedade. Para isso, o núcleo convidou os postos de combustíveis da cidade para aderirem à campanha comercializando uma quantidade pré-determinada de combustíveis sem incidência de impostos.
Já confirmaram participação no movimento o Posto Dinho, que fica no bairro Joáia, e o Posto Peixoto, que fica no centro, em frente ao Casarão Gallotti. Segundo os organizadores, a campanha vai disponibilizar a comercialização de 2 mil litros de gasolina, sendo 1 mil litros para cada posto, com o limite de atendimento de 210 carros, ou seja, 105 automóveis em cada posto. O atendimento será feito através de senhas que serão distribuídas por ordem de chegada.
O valor do litro terá uma redução de 32% que é o total de carga tributária incidente na gasolina, segundo o sindicato da categoria. De acordo com os coordenadores da campanha, a ação será dividida em duas etapas. Uma pela manhã, a partir das 9h no Posto Dinho e outra à tarde, às 14h30 no Posto Peixoto.
O vice-coordenador do núcleo e um dos coordenadores do Feirão, Daniel Luz, afirma que a expectativa para este ano é de superar as metas do ano anterior. “Agora as pessoas já conhecem mais o nosso núcleo, entendem melhor o objetivo do feirão e isso nos leva a crer que a edição deste ano terá um impacto ainda maior do que o que tivemos no ano passado”, diz.
Sobre o feirão
Além de incentivar os núcleos locais a demonstrarem a alta carga tributária incidente nos mais diversos produtos e serviços, o Feirão do Imposto deste ano terá como tema central a conscientização sobre o alto índice de impostos nos produtos ligados à saúde. Segundo o movimento, o total de impostos incidentes nestes produtos e serviços chega a um terço do valor final.
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade catarinense de Joinville pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville, que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje para conscientizar o quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.