Hemosc, unidade vital de Santa Catarina, respondeu ao chamado da solidariedade em meio à crescente demanda por doações de sangue, especialmente para o Rio Grande do Sul. Nesta semana passada, testemunhamos um significativo aumento no comparecimento de doadores às nossas instalações. Esse gesto generoso resultou no envio de 848 bolsas de hemocomponentes para o estado vizinho, abrangendo diversos elementos como sangue total, plaquetas, hemácias, entre outros.
Entre os dias 2 e 9 de maio, recebemos a visita de 4.728 candidatos à doação, dos quais 3.906 concretizaram o ato. Esse número reflete um incremento notável de 26% em relação ao período precedente. Além das bolsas de hemocomponentes, também enviamos hemoderivados, essenciais para pacientes hemofílicos.
Essas doações serão de grande valia para o atendimento das vítimas das recentes intempéries no Rio Grande do Sul, que lamentavelmente resultaram em perdas humanas e feridos significativos.
Carmen Zanotto, Secretária de Estado da Saúde, expressou sua gratidão aos doadores, reconhecendo o nobre gesto de solidariedade com os irmãos gaúchos. Os números também foram celebrados por Alvin Laemmel, presidente da Fahece, a entidade que gerencia o Hemosc, em conjunto com a Secretaria da Saúde. Ele ressaltou o esforço conjunto de todos os envolvidos nesse processo de apoio ao Rio Grande do Sul.
A diretora do Hemosc, Patricia Carsten, enfatizou a continuidade da necessidade de doações e reforçou o convite aos doadores, especialmente da tipagem sanguínea O positivo e negativo, para colaborarem nessa causa humanitária.
Hemosc segue de portas abertas para receber novas doações. Bolsa de hemocomponentes abarca tanto o sangue total quanto seus derivados como plaquetas, plasma e hemácias. Nosso compromisso com a solidariedade continua firme, e o agendamento para doações permanece disponível em nosso site. Recentemente, realizamos testes para o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) e incentivamos a população a continuar contribuindo com essa corrente de generosidade e vida.