A decisão do Futsal Masculino da Copa do Sapateiro, entre Ala x KSC ainda rende centenas de comentários nas redes sociais. O jogo terminou em empate 4 a 4, no tempo normal, mas com vitória nos pênaltis do Ala por 5 a 4, na noite de sexta-feira, 27, no Ginásio de Esportes Nilo Booz, em São João Batista.
Isso porque, quando faltavam menos de três segundos para o fim da partida, na euforia em comemorar o título, o atleta Diego começou a tirar a camisa. O árbitro Oscar Calheiros Cruz Filho olha para o placar e verifica que o cronômetro ainda está em jogo e apita a falta. Mas o cronometrista não para, o que faz com que o time do KSC inicie a comemoração do título.
Imagens destes segundo finais da partida circulam pelas redes sociais, até com uma provocação ao Ala, em alusão de que o atleta teria retirado a vestimenta somente após o cronômetro zerar. Porém, com as imagens congeladas, três fotos indicam que o juiz acertou.
Na primeira, Diego inicia a retirada da camisa, e o placar (embaçado) marca algo como 2,9 ou 2,4 segundos para o término do jogo. Na segunda foto, o atleta já está sem camisa e o cronômetro indica 1,9 segundos. E na terceira, 0,4 segundos. Vale ressaltar que, só colocar a camiseta na cabeça já se caracteriza falta disciplinar.
O KSC reclama de que, se foi falta, não era tiro livre direto, por se tratar de falta disciplinar. Em contato com os árbitros do jogo, Oscar Calheiros Cruz Filho e Robson Varela, Oscar informa que marcou falta direta, pois considerou falta grave em que, segundo a interpretação dele, houve desrespeito com a equipe adversária. “A bola ainda estava em jogo e o atleta desrespeitou as regras do jogo e o próprio time adversário”, disse o árbitro. Por outro lado, o atleta do KSC diz que o árbitro errou, pois deveria ter marcado tiro livre indireto e não direto, o que fez com que o Ala empatasse a partida e, por consequência, o jogo se decidisse nos pênaltis, como ocorreu.
Nos pênaltis, o goleiro Lucas (Ala), chegou a defender uma cobrança, em que o árbitro mandou voltar, ao entender que o arqueiro adiantou-se. Em nova cobrança, o KSC marcou o gol com Tiago. Mesmo assim, o título ficou com o Ala.
Imagens: Grupo WhatsApp