As duas faces do número 13

585
SHARES
3.2k
VIEWS

Crônica

Se tem um número que não sai de moda é o 13. Vira e mexe ele entra em nossa vida, algumas vezes de forma positiva, outras nem tanto. Quando eu era criança ouvia minha avó dizer com frequência que o 13 era sinal de mau agouro, coisa do capeta. “Sexta-feira 13? Deus me livre!” – Vovó nem de casa saía. Na numerologia o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. Não é raro ouvir histórias trágicas envolvendo o décimo terceiro numeral.

Mas como toda regra tem a sua exceção, para alguns, o 13 é sinônimo de sorte. No futebol o ex-técnico e jogador Zagalo enxergava o 13 em todo lugar – na camisa, na soma das letras do próximo adversário, na data de nascimento do jogador que iria decidir a partida, enfim, o 13 estava sempre no seu caminho e lhe trazia boas energias. Não sei se foi a matemática maluca de Zagalo que o fez enxergar tantos números 13 na sua vida, mas, a verdade é que o velho lobo conquistou muitos títulos no esporte envoltos nesta mística da numerologia.

426016-Sexta-feira-13-origem-02Ah! O número 13! Tão bondoso para uns e tão cruel com outros. Que o digam Lula e Dilma. O ex-presidente gozou de prestigio popular durante seus dois mandatos, regidos pela bandeira do 13, o número do seu partido. Já Dilma não teve a mesma sorte com a legenda. Golpeada com um processo de impeachment, ela jura que a culpa neste caso não foi do 13 e sim do 15, número do partido do seu vice que acabou assumindo o lugar dela na presidência da república.

O lançamento da pré-candidatura de Aderbal Manoel dos Santos á prefeito pelo PP, Partido progressista de São João Batista, aconteceu no dia 13 de maio, uma sexta-feira. Segundo o ex-prefeito, o número 13 lhe da sorte. Se isso é verdade, só no dia 2 de outubro para sabermos.

Estava eu terminando de escrever esta crônica quando olho para o relógio para não me perder no tempo – eram 9h04. Ops! Nove mais quatro dá 13! Bom, não que eu seja supersticioso, mas, só por garantia, resolvi esperar um pouco mais. Nova olhada no relógio – 9h05, agora sim! afinal, este texto é um trabalho de faculdade que vale nota e neste caso, para mim, pior do que o instável número 13, seria uma concreta e azarada nota zero.

 

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist