O Brusque já conhece o adversário da Primeira Fase da Copa do Brasil de 2018. O rival do time brusquense será o Ceará em jogo único que ocorrerá em 31 de janeiro ou 7 de fevereiro no Estádio Augusto Bauer.
O time visitante terá a vantagem do empate. Caso supere o adversário, o Bruscão terá pela frente o classificado do confronto entre Londrina e Real Ariquemes (RO). Se prosseguir, pelo caminho o Brusque pode ter eventualmente um duelo local com o Tubarão na terceira fase, ou com o Atlético-PR, cabeça do chaveamento. América-RN e Caxias, adversários do Peixe e do Furacão na primeira fase, também são possíveis rivais.
Essa será a quarta vez que o Bruscão disputa a Copa do Brasil, a segunda consecutiva. Anteriormente, o time já havia participado do torneio em 1993, 2011 e 2017. Nesta última, o Brusque fez a sua melhor campanha ao eliminar o tradicional Remo com vitória por 2 a 1 no estádio Augusto Bauer.
Na fase seguinte, o Brusque enfrentou o todo poderoso Corinthians e chegou a ser melhor durante os 90 minutos. O revés para a equipe que se tornaria heptcampeã brasileira ao fim da temporada ocorreu apenas nos pênaltis (5 a 4) após empate em 0 a 0 no tempo normal.
Eventual cruzamento do Brusque até a Terceira Fase
CHAVE 1
Caxias (RS) x Atlético-PR
Tubarão (SC) x América-RN
Brusque x Ceará
Real Ariquemes (RO) x Londrina (PR)