A CBF – Confederação Brasileira de Futebol – oficializou na terça-feira, 06, a participação do Brusque Futebol Clube na Copa do Brasil de 2017. A confirmação ocorreu via comunicado da FCF – Federação Catarinense de Futebol.
Como quinta melhor equipe do Campeonato Catarinense 2016, o Brusque FC herdará a vaga da Chapecoense, que vai entrar direto na fase de grupos da Libertadores após ser confirmada oficialmente pela Conmebol como a campeã da Copa Sulamericana.
O conselheiro e membro do departamento de futebol do Brusque, André Rezini, disse que o clube recebeu a confirmação oficial. Apesar de a notícia ser positiva para a equipe, ele ressalta que por respeito às vítimas da tragédia com a Chapecoense a vaga não será comemorada.
“Até gostaria de pedir para os torcedores não comemorarem, porque embora o Brusque tenha feito um grande campeonato catarinense, estávamos torcendo muito para a Chapecoense nessa Sulamericana e gostaríamos que o título viesse no campo, mas infelizmente essa vaga veio mediante uma tragédia à qual ainda estamos muito tocados e sensibilizados por tudo que aconteceu”, diz.
A Copa do Brasil de 2017 terá 91 clubes e várias mudanças. Entre as principais está o fato de a primeira e a segunda fase serem disputadas em jogos únicos. Na primeira, os melhores ranqueados visitam os piores e terão a vantagem do empate para a classificação.
Já na segunda fase, um sorteio definirá o mando de campo e a decisão será nos pênaltis caso a partida termine empatada. Em ambas as fases, o time classificado fica com 60% da renda, enquanto o perdedor fica com o restante: 40%. A competição está prevista para iniciar em 8 de fevereiro com término em 12 de outubro.
Essa será a terceira vez na história que o Brusque FC participa da Copa do Brasil. As outras participações foram em 1993, quando a equipe entrou como atual campeã catarinense, e em 2011, logo após o Brusque ter vencido a Copa Santa Catarina.