Celesc reduz valor da energia em 4,16% em média

585
SHARES
3.2k
VIEWS

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o resultado da  4ª Revisão Tarifária Periódica da Celesc Distribuição apresentando as novas tarifas de energia elétrica para cada classe de consumidores. O Efeito Tarifário Médio, em vigor a partir de 22 de agosto, será de –4,16%.

Para os consumidores residenciais atendidos em Baixa Tensão, o chamado Grupo B, que representa 78,1% dos consumidores da Empresa, o efeito médio percebido da Revisão será de –2,62%.

Para os consumidores atendidos em Alta Tensão, como indústrias e unidades comerciais de grande porte como Shopping Centers, o chamado Grupo A, o efeito médio será de –6,25%. Veja abaixo o resumo:

Resultado da Revisão Tarifária Periódica

Efeito médio – Grupo A – Alta Tensão

–6,25%

Efeito médio – Grupo B – Baixa Tensão

–2,62%

Efeito médio para consumidor

–4,16%

Revisão Tarifária

Diferente do reajuste anual, a revisão ocorre a cada cinco anos e, durante esse processo, a Aneel avalia o equilíbrio econômico-financeiro da concessionária, baseada no cenário econômico vigente e na projeção do comportamento do mercado para os próximos cinco anos.

Para cada ciclo, a Aneel também define novos indicadores de qualidade, envolvendo limites de duração e frequência das interrupções no fornecimento de energia.

Os custos das concessionárias de distribuição são incluídos na Revisão como Parcela A (não gerenciáveis pela distribuidora) e Parcela B (custos gerenciáveis).

1) Parcela A: custos não gerenciáveis pela Empresa como encargos setoriais, tributos, custo de compra e transporte de energia;

2) Parcela B: custos gerenciáveis como despesas operacionais (pessoal, materiais e serviços) e investimentos (obras de expansão, manutenção, melhorias, etc).

No gráfico, a composição da nova tarifa considerando os tributos (%). Os valores referentes à parcela B (Custo de Distribuição), que Celesc têm para investimentos e custeio das atividades de operação e manutenção do sistema elétrico correspondem a 14,3% do valor total da receita.

Infográfico - Celesc - Redução de tarifa

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL anunciou o resultado da  4o Revisão Tarifária Periódica da Celesc Distribuição apresentando as novas tarifas de energia elétrica para cada classe de consumidores. O Efeito Tarifário Médio, em vigor a partir de 22 de agosto, será de –4,16%.

Para os consumidores residenciais atendidos em Baixa Tensão, o chamado Grupo B, que representa 78,1% dos consumidores da Empresa, o efeito médio percebido da Revisão será de –2,62%.

Para os consumidores atendidos em Alta Tensão, como indústrias e unidades comerciais de grande porte como Shopping Centers, o chamado Grupo A, o efeito médio será de –6,25%.

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist