O PMDB batistense não deverá ser coadjuvante nas Eleições de 2016. Filiação do empresário Cláudio Coelho, aponta para uma candidatura forte e com apoio de Laudir Kammer, o Alemão. Até aqui, as especulações eram que o partido poderia ser vice de Daniel Cândido (PSD). Com a nova adesão partido se fortalece e tem condições de encabeçar uma chapa.
Ficha de Coelho, que é sobrinho de Laudir, ficou engavetada por várias semanas. Estava na gaveta de Alemão, que só aceitava a filiação se a sigla se abrisse discussão de candidatura própria. Haviam dúvidas se o ex-candidato a prefeito teria votos suficientes em possível convenção para fazer valer sua vontade.
Estratégia dos emedebistas em ter um nome que possa disputar a eleição, também afeta os planos de outras siglas. Não era esperado que houvesse um nome que substituísse o de Alemão, e que contasse inclusive com o apoio do empresário. Mudança na conjuntura que levará opositores a tentativa de criar alternativas. Coelho pode gerar coesão na sigla e atrair apoio do empresariado. Sem o carimbo da política, também tem pouca rejeição.
Nos últimos meses o PMDB de São João Batista vem trabalhando nos bastidores para alavancar filiações e criar uma nominata forte de candidatos a vereador. Nos bastidores fala-se inclusive do retorno de emedebistas que estavam fora da sigla a mais de 12 anos, como é o caso do secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Plácido Vargas, além do empresário Silvio Eccel.