Na CME – Comissão Municipal de Esportes – de Canelinha – realizou na noite de quinta-feira, 26, a primeira reunião com os clubes, com foco no Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Em pauta: inscrições das equipes, se o estatuto continuará sendo exigido, jogos também aos sábados, liberação de atletas, votantes, goleiro, saldo de gols nas finais, punição por agressão, fechamento do portão 15 minutos antes da partida, início do campeonato e mandante dos jogos.
Marcaram presença as equipes do Cobre, Areão, Palmeirinhas, Cobreloa, Palestra, Galera, Moura e Falange. Atual campeão, Poço Fundo, e o vice, Marselhesa não compareceram. Vários assuntos foram levantados, onde em acordo com as equipes presentes, ficou pré definido que o formato do campeonato permanecerá por bairros.
1. Será exigido o estatuto das equipes participantes.
2. O campeonato terá pelo menos uma rodada no sábado com o intuito de acabar com os jogos ás 13h30m que aconteciam no domingo.
3. O atleta para estar apto a participar do campeonato deverá comprovar residência por um período de 90 dias no bairro que atuar, não será exigido um segundo quesito para este ano.
4. Goleiro permanece fechado apenas dentro do município, sendo que, a equipe terá que inscrever um goleiro do bairro que representa e o segundo goleiro poderá ser buscado em qualquer bairro dentro do município sem precisar de liberação.
5. As semifinais e finais terão saldo de gols.
6. A equipe mandante terá que dispor bolas, maqueiros e marcação do campo. (obs: a equipe visitante não tem obrigação de disponibilizar bolas para o jogo)
7. O bairro que não participar do campeonato terá seus atletas automaticamente excluídos da competição.
8. A agressão física a qualquer pessoa dentro dos jogos realizados pela CME terá pena mínima de 01 ano fora de qualquer competição realizada pela Comissão.
9. Será permitida a liberação de atletas de um bairro para o outro somente e obrigatoriamente com declaração assinada pelo responsável de cada equipe. Cada equipe poderá inscrever no máximo 05 atletas de outro bairro.
10. Cada equipe poderá inscrever 02 atletas que votam no município, para estar apto o atleta deverá apresentar o comprovante de votação da última eleição e ter algum vínculo com a cidade (família, empresa, trabalhar, imóvel)
11. O portão será fechado 15 minutos antes da partida, após fechamento não será permitida a entrada de atletas e nenhum outro membro das equipes.
12. Início do campeonato está previsto para fim de março até meados de abril.
Lembrando que alguns desses itens serão levados para votação na próxima reunião que acontecerá na quarta-feira as 19h30m na sede da CME (antigo prédio da Assistência Social, atrás da Policia Militar).
Na próxima quarta-feira, 01, haverá a reunião definitiva da competição, novamente na sede da CME.