Nota: Prefeitura impede acesso à informações e ao contraditório

585
SHARES
3.2k
VIEWS

Desde abril de 2014 a Prefeitura de São João Batista, tenta prejudicar o trabalho da imprensa, que não esteja associada aos seus pensamentos, que não seja financiada pelo poder público ou que reze a cartilha de ouvir só um lado: o deles. São iniciativas canhestras para intimidar, coagir e constranger veículos e profissionais que discordem de práticas, ou publique o que não é de interesse do grupo que está no poder. Secretários e funcionários comissionados estão proibidos de dar esclarecimentos públicos.

Cerceia a liberdade de imprensa e cria embaraços para que a população não seja informada sobre atos desenvolvidos pelo Paço Municipal. Impede que secretários e funcionários públicos, esclareçam ao público sobre suas atividades. Não prestam contas e se negam a responder perguntas. A Prefeitura de São João Batista viola o direito da sociedade de ser livremente informada, e deixa evidente que sua política de comunicação tem por objetivo tutelar a opinião pública, negando ao cidadão batistense o democrático escrutínio de suas ações.

Todos os pedidos de entrevistas ou esclarecimentos enviados à Administração Municipal ficam sem respostas. Além disso, em algumas vezes, acabam furando a pauta do veículo em claro desrespeito aos valores éticos, em que até mesmo a assessoria de imprensa, está sujeita. Desde março de 2015, foram inúmeros os pedidos de esclarecimentos, entrevistas, informações e dados. Todos devidamente registrados através de contatos por e-mail ou wattsapp.

Essa prática adotada pela Prefeitura, é contrária aos princípios universais da liberdade de imprensa. Evidencia também, que o departamento de comunicação trabalha alinhado a esse pensamento, violando o código de ética dos jornalistas. Desde sempre, o departamento de jornalismo da Super FM tem tentado, sem sucesso, que censura prévia na Administração Municipal seja quebrada. É danoso para o município, é um atentado a democracia e a imprensa.

Sob o comando do departamento de comunicação da Prefeitura, a comunidade batistense tem sido alijada do seu sagrado direito em conhecer e entender a situação do município. Qual interesse do município em sonegar informações? Porque mantém uma estrutura de comunicação, que só beneficia os veículos financiados com recursos públicos? O que tem a Administração Municipal para esconder?

Grande parte dos contatos com a imprensa, são intermediados pela Assessora de Gabinete, Dirleni Dalbosco. O departamento vem sendo seguidamente acionado pelo departamento de jornalismo da Super FM. Negando informações públicas, a Prefeitura de São João Batista atenta contra a transparência dos atos e deixa claro o autoritarismo da gestão. Falta de transparência e informação violentada só beneficiam a corrupção, os corruptores e o mal feito.

Apesar das negativas, a Super FM vai seguir tentando buscar o outro lado da informação. Vai insistir para que a Prefeitura abra suas portas para a democracia, a divergência e a transparência. Mesmo com os embaraços impostos pela Administração Municipal, seguimos fazendo o que é básico: informar a comunidade.

A partir de hoje, todos os pedidos de informação encaminhados para assessoria da Prefeitura de São João Batista, serão publicados na integra neste espaço. Nosso objetivo é dar mais transparência ao processo de produção da notícia.

LEIA ALGUNS DOS CONTATOS FEITOS ENTRE A REDAÇÃO E A PREFEITURA:

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist