Nesta primeira quinzena de junho, o Poder Público Municipal estacionou dois ônibus próximo a Prefeitura de São João Batista que, agora, fazem parte da frota da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
O assunto foi divulgado pela Assessoria de Comunicação, inclusive, com a informação de que são “investimentos ao bem-estar da população e que proporcionam mais qualidade de vida aos alunos e motoristas”.
Só que dois detalhes não foram repassados à imprensa e, a população: o ano dos dois veículos e a quilometragem. Não, eles não são zero quilômetro. E já estão bem rodados.
O assunto foi questionado pelo vereador Heriberto Eurides de Souza, o Betinho (PPS), durante sessão no Poder Legislativo. Segundo o edil, os veículos são 2011 e 2012, respectivamente. Ou seja, já tem meia década de uso. Aliás, não pode nem ser considerado ônibus seminovos.
Para ser considerado seminovo, o veículo deve atender a três tópicos básicos: ter no máximo três anos de uso, um só proprietário e baixa quilometragem. Porém, não há um limite ou número certo dos quilômetros rodados (podendo ser 2 mil ou 20 mil).
O Blog entrou em contato com a Prefeitura e Secretaria de Educação. De acordo com a secretária Roseli Peixer, os veículos são 2012 e as aquisições de cinco anos de uso é para que se possa fazer economia. “Estou fazendo gestão. Quero atender a demanda existente. Agora, ao menos, posso deixar um parado para manutenção”, disse.
Pelo jeito, foi-se o tempo em que os alunos sentiam o cheirinho de ônibus novo. Pois bem!