Projeto número 12 e o silicone da discórdia

585
SHARES
3.2k
VIEWS

Projeto de lei 012/2016 de origem do executivo que visa autorizar a fundação hospitalar de Canelinha a firmar parceria com clínicas particulares, esta rendendo uma boa discussão na Câmara de Vereadores da terra de Antônio. O Aluguel de uma parte da estrutura hospitalar e a cobrança de procedimentos diversos, em especial, cirúrgicos, não é visto com bons olhos pelos vereadores de oposição. O temor é de que o atendimento gratuito do SUS possa ser prejudicado.

Além disso, não estaria claro como seria realizado o controle das receitas provenientes destas parcerias. E tem mais. Existe a desconfiança de que materiais e remédios comprados pelo município para o atendimento do SUS poderiam ser desviados para procedimentos pagos, aumentando assim, os lucros de alguns profissionais médicos.

Os vereadores da situação dizem que o atendimento gratuito via SUS não será prejudicado, além disso, estas parcerias poderiam resolver o problema que o município tem para contratar médicos especialistas devido ao alto custo. Exames e outros procedimentos que o SUS não cobre poderiam também ser disponibilizados para a população.

esps-silicone-alem-proteseA verdade é uma só. Este projeto vai regularizar uma prática que já existe em Canelinha e em quase todos os hospitais públicos deste país, que é a realização de procedimentos particulares, ou pagos, como queiram, nestes recintos. Em alguns lugares o trabalho é feito de forma clara e regular, em outros nem tanto. Outra coisa. O SUS cobre praticamente tudo quanto é tipo de procedimento, o problema muitas vezes é a demora. Já os estéticos não são ofertados, apenas em algumas exceções.

É sabido que o hospital de Canelinha á muito tempo vem sendo utilizado para realizar cirurgias plásticas de caráter meramente estético. Tem gente entrando com os `airbags´ vazios e saindo com um par de seios tão robustos e empinados que daria inveja até na Fafá de Belém. Não sou contra quem deseja ficar mais bonita ou bonito, mas a prioridade nessa situação, tem que ser saúde e não a beleza. As cirurgias plásticas para a correção de um defeito ou problema físico, que expõem as pessoas ao constrangimento, ai tudo bem, mas sabe-se que estas quase não são realizadas no município. Será que são apenas estas cirurgias estéticas que o SUS não cobre, que alguns vereadores estão preocupados em manter quando se referem a procedimentos que a saúde pública não oferta?

A reportagem da Super FM visitou o hospital de Canelinha no mês de janeiro deste ano e observou várias próteses de silicone no centro cirúrgico, comprovando que a maior procura por cirurgias na fundação hospitalar de Canelinha é mesmo pela vaidade. A procura pelo corpo perfeito é grande, tem gente inclusive vinda de outros estados para realizar procedimentos, talvez, devido ao custo menor aqui encontrado pelos serviços. No ano Passado, o óbito de uma funcionária pública do município após uma cirurgia estética, repercutiu de forma negativa na região. O caso foi tratado como uma fatalidade pela direção do hospital.

A ideia do projeto na essência é nobre e válido se aplicado ao pé da letra, for bem administrado e não atrapalhar o atendimento do SUS, que já não é lá essas coisas.  Mas se for para atender pura e simplesmente os interesses financeiros de algumas pessoas e o capricho estético de outras, é preciso melhor estuda-lo para que seja aperfeiçoado, afinal de contas, mesmo podendo pagar, você pode ficar por mais um tempo sem um rostinho bonito – mas á saúde do assalariado, esta não pode esperar.

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist