Rúbia Alice Tamanini Duarte é professora efetiva da Rede Pública Municipal de Ensino de São João Batista, e fez um bom trabalho como diretora da Creche Municipal Alice da Silva Gomes. Foi aposta do prefeito Daniel Netto Cândido e se elegeu com mais de mil votos, como vereadora na cidade. Soma-se a isso, a vitória para a presidência no Poder Legislativo de São João Batista.
Mal sabia ela (ou até pode ser que sim), que em menos de um mês no cargo, já tem um desafio tão grande para se decidir. A bem da verdade, um verdadeiro conflito de interesses.
Agora, Rúbia está entra a ‘cruz e a espada’. E a pergunta que cabe é: a quem ela deve ‘obrigação’? Ao prefeito Daniel ou aos colegas de profissão que, neste momento, protestam diante do projeto do Executivo para extinguir o segundo professor das classes nas creches municipais.
De um lado, há o interesse das contas públicas, a economia que é preciso fazer. Do outro, a profissão que tanto Rúbia Tamanini citou na campanha.
Se tudo estiver dentro da normalidade no dia da votação do projeto, a têndencia é que haja empate em cinco a cinco. Caberá, então, a professora Rúbia votar contra ou a favor dos professores, no voto de minerva.