Movimentações com vistas em 2016 já iniciaram. Sálvio Osmar Tonini passa a responder pela Defesa Civil e o ex-coordenador do setor, Eduardo Fabris da Silva, assume uma função de direção na Secretaria de Saúde de Nova Trento.
E já tem gente torcendo o nariz. Argumento é que Sálvio seria melhor aproveitado no setor de saúde do município, já que reúne conhecimento e bagagem após ter sido secretário em São João Batista e trabalhado nesta área em Biguaçú. Nos últimos meses, Tonini prestou assessoria ao Hospital neotrentino.
Sálvio inclusive teria feito um levantamento detalhado do hospital e entregue ao prefeito Gian Voltolini (PP). De acordo com fonte do blog, o relatório aponta problemas sérios na gestão da unidade. Inclusive financeira. Após isso, Sálvio foi requisitado para Defesa Civil.
Esse é o primeiro movimento claramente político e com os olhos na eleição do ano que vem, promovido por Voltolini. O PPS, comandado pelo filho de Sálvio, está enfrentando problemas internos. Uma ala comandada por Sálvio, quer apoiar o Governo Municipal. Outra quer romper e compor com o PMDB.
Até agora, o PSDB de Orivan Orsi e do vice-prefeito, assiste de camarote e se articula para ser cabeça de chapa na próxima disputa. A equação política em Nova Trento fica cada vez mais robusta.