Foram sete dias de festividades. Primeira Semana do Sapateiro realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados (Sintrical) resgatou a importância da data e já pode ser considerado um dos maiores eventos da região. Nos dois últimos dias do evento, sábado e domingo, o Centro de Eventos ficou lotado.
Valorização do Dia do Sapateiro é uma velha reivindicação da classe, e vem sendo defendida pelo presidente Everton Quirino desde a posse no comando da entidade. Surgiu dai um projeto de Lei que instituiu oficialmente a semana de comemoração no calendário do município. A variedade de atrações se mostrou acertada e ampla participação da população foi à comprovação.
Os pontos focais das festividades foram o sábado e domingo, com a escolha da Garota do Calçado e também o tradicional churrasco. Nos dois dias o evento teve participações especiais do craque Denilson, Babi Rossi e show de Valentin na noite de sábado, e grupo Sem Abuso além de diversos prêmios no domingo. Um evento para se repetir, já que envolveu toda a classe.
Caroline Padilha da Palmplast foi escolhida a Garota do Calçados, Maria Eduarda Giacomossi Sales do Ala de Canelinha, escolhida a primeira princesa e Camila Ferreira da Silva da Suzani Bissoli a segunda princesa. O evento é realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados, Prefeitura de São João Batista, Sincasjb e Ampevale.
Principal força de trabalho em São João Batista, o setor calçadista impacta diretamente a economia regional. Dá-se ai a importância de valorizar os trabalhadores tanto nas questões de salarias, condições de trabalho, mas também em eventos que mostram a força da classe. E que venha a Semana do Sapateiro 2018. A de 2017 foi concluída com sucesso.