sjb59: enterrado vivo em São João Batista

585
SHARES
3.2k
VIEWS

Verbalizando ou não, muitas pessoas possuem em algum nível, medo de ser enterrado vivo. Essa fobia tem até um nome: a tafofobia. Medo que é nutrido por histórias passadas por gerações e que mexem no imaginário popular. São João Batista também contribui para essa fobia com um caso contado por décadas na cidade, e que inclusive já foi eternizado em livro.

Em meados da década de 1960 um acidente envolvendo o agrônomo da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina, a extinta Acaresc, hoje Epagri, chocou a comunidade batisteste. Na madrugada de um sábado, doutor Jair, como era conhecido, vinha de uma festa conduzindo um jeep, quando perdeu o controle do veículo, que desgovernado caiu no rio Tijucas, na ponte velha.

Tragédia sensibilizou os moradores da pequena São João Batista. O corpo do agrônomo foi preparado e levado para o velório na sede da Acaresc, onde ficaria por oito horas. Durante as homenagens fúnebres a morte do doutor Jair foi ganhando outros contornos, e gerando mais impacto na comunidade. Algumas pessoas que estiveram próximo do caixão, saíram afirmando que teriam visto o corpo se mexer. E a história foi como rastilho de pólvora.

Sem levar em conta as afirmações, seguiram-se as homenagens ao morto, e após a missa o corpo foi sepultado no Cemitério Municipal. Cerca de duas semanas depois do enterro, os parentes paulistas do doutor Jair solicitaram a exumação do corpo, para ser transferido para São Paulo, onde morava a família. Curiosos e autoridades se reuniram para a abertura do caixão, e quando a tampa foi retirada ficaram todos chocados.

De acordo com relatos da época, a cena era de terror e gerou pânico nos presentes. O corpo do agrônomo estaria virado debruço e o caixão completamente manchado de sangue. Quem assistiu a exumação garante que o homem foi enterrado vivo e teria acordado dentro da urna funerária após o sepultamento. Até hoje a história é contada em São João Batista, e aterroriza muita gente.

 

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist