Nos últimos tempos, o esporte amador do Vale do Rio Tijucas, vem revelando atletas em várias modalidades. No futebol, O goleiro Renan de são João Batista, chegou a seleção Brasileira, e outros jogadores estão atuando em clubes profissionais. No Vôlei, a Neotrentina Rosamaria Montibeller, acabou de conquistar com a camisa verde-amarela, a medalha de prata, nos jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá.
Outro filho desta terra que anda fazendo bonito no esporte, é o jovem, Victor Hugo Kurtz, de apenas quinze anos. Morador do bairro Domingas Corrêa, Kurtz, conquistou no final do mês julho em Itajaí, a medalha de ouro no Bicicross, categoria BMX, dos joguinhos abertos. Esta, é a maior competição do Estado de Santa Catarina, para jovens entre 13 e 19 anos. O Batistense, representou pelo segundo ano seguido, o município de Criciúma.
Antes dos Joguinhos, Kurtz participou do campeonato mundial da categoria, disputado na Bélgica. No primeiro dia de competição, sofreu uma queda e lesionou o pulso, o que acabou comprometendo o seu rendimento. Apesar disso, a atleta revelou que foi muito proveitosa esta experiência no mundial, onde confrontou ciclistas de ponta, podendo assim, aprimorar sua técnica.
Em relação ao esporte na nossa região, Kurtz diz que é preciso outra visão dos gestores públicos, para se criar uma infraestrutura que atenda a modalidade, já que hoje nada existe. Os treinamentos de força, o atleta realiza em academias da cidade, mas o principal problema, segundo ele, é a falta de uma pista. Devido a isto, o ciclista, para completar seus treinos, precisa se deslocar até Brusque constantemente.
Apesar das dificuldades de patrocínio, e de estrutura para treinos e competições em nossa região, O jovem atleta vem conquistando diversos títulos. Além da recente medalha de ouro nos joguinhos, o ciclista é também pentacampeão estadual, hexa campeão nacional e campeão pan-americano.
Victor Hugo, é o atual líder do campeonato Brasileiro de BMX, e líder do campeonato Paulista. São estas, as competições mais fortes que o atleta segue disputando neste ano no Brasil. A disputa de outras competições internacionais, ainda dependem de patrocínio. Kurtz, segue pedalando em busca de um sonho, apesar das dificuldades; que é participar de uma olimpíada. Talento e força de vontade não faltam a essa fera do Bicicross Batistense.
Texto: Jabson Alexandre
Foto: Drica Soares