A equipe do Calçados Ala conquistou o título de campeã do Futsal Masculino da Copa dos Sapateiros 2017, após vencer a KSC nos pênaltis, pelo placar de 5 a 4. No tempo normal, o jogo ficou no 4 a 4, em um último lance polêmico e com muita reclamação do time da KSC.
A grande final realizou-se no Ginásio de Esportes Nilo Booz, na Cidade Baixa, na noite de sexta-feira, 27. Antes, houve a disputa do terceiro lugar, em que a Via Scarpa derrotou a Parô por 4 a 2 e conquistou esta colocação.
Sobre a decisão, o Ala saiu na frente com o atleta Daniel, em um chute cruzado e rasteiro no lado direito de ataque. Diego empatou para o KSC, em um bela jogada individual que, após passar por dois adversários, chutou na saída do goleiro Douglas.
Daniel voltou a deixar o Ala na frente, em cobrança de falta. Ainda no primeiro tempo, o KSC voltou a empatar, com Juci, em um tiro livre direto, e o placar ficou em 2 a 2.
Na segunda etapa, o Ala estava na quadra de ataque, inclusive com o arqueiro Douglas. Em um erro de passe, a bola sobrou com o KSC, em que Wellerson, da quadra defensiva e com o goleiro do Ala fora da trave, arriscou o chute e fez um belo gol para fazer 3 a 2.
O gol de empate do Ala foi contra, do atleta Diego. Felipe recebeu pela direita e chutou cruzado na área. Gil estava no lance, porém Diego, ao tentar cortar o cruzamento, chutou contra o próprio patrimônio.
Diego, o Personagem
Mas a noite tinha Diego como o principal personagem do jogo. Ele fez o quarto gol da equipe e o KSC estava com o título nas mãos. Aliás, nos pés, pois o próprio atleta estava de posse da bola, quando faltavam três segundos (de acordo com o árbitro) para o fim do jogo. Então, ele começou a tirar a camisa e o árbitro entendeu que o jogo ainda não havia terminado. Com isso, Oscar Cruz marcou falta. Como era a sexta, tiro livre direto que Maicon Zaia converteu.
Ao fim do jogo, Diego disse que tirou a camisa quando o cronômetro estava zerado, fato este que o árbitro não concordou, assim como os atletas do Ala que reclamaram do lance.
Penalidades
Nos pênaltis, o Ala venceu por 5 a 4, com gols de Gil, Daniel, Maicon Zaia, Gordo e Jefinho, e Felipe perdeu. Para o KSC, Diego, Juci, Tiago e Anderson converteram, mas Gu e Ualison perderam.
FICHA TÉCNICA
ALA: Douglas; Gordo, Felipe, Daniel e Gil- Entraram: Jefinho, Maicon Zaia e Lucas.
KSC: Anderson; Wellerson, Gu, Diego e Juci – Entrou: Tiago.
Árbitros: Oscar Calheiros Cruz e Robson Varela.