Neste sábado, 01, São João Batista vai sediar mais uma rodada do Campeonato Catarinense de Handebol – Zona Sul. Três equipes estarão em quadra, no Ginásio de Esportes Nilo Booz, na Cidade Baixa: Fube/Quimicola/SJB, Nacional Handebol Clube/São José e Satc/FME/Criciúma.
Os batistenses entram em quadra a partir das 9h30, em jogo diante de Criciúma. No período da tarde, São José e Criciúma se enfrentam (14h). Depois, é a vez de São João Batista e São José (16h). “Contamos com o apoio da comunidade, para que nos apoiem”, destaca Jofre Melzi, responsável pela montagem da equipe.
Além do Estadual, Fube/Quimicola/SJB também disputa a Liga Santa Catarina. Durante o fim de semana, a equipe jogou em Itajaí, porém não foi bem e perdeu as duas partidas que disputou. A nova etapa da Liga realiza-se somente após os Jasc – Jogos Abertos de Santa Catarina que, este ano, realiza-se de 6 a 16 de setembro, na cidade de Caçador, Meio Oeste do Estado. São João Batista está na chave que tem São José, Florianópolis e Lages.
Confraternização
A volta desta equipe de handebol era um antigo desejo de Jofre Melzi, porém surgiu devido a uma confraternização. Há doze anos, a cidade possui uma equipe que disputou competições desta categoria. Contava com até um bom número de atletas da cidade. Mas ficou em quadra por pouco tempo.
Esse ano, em uma festa para lembrar a antiga equipe, surgiu à ideia de remontar o time. Então, Jofre buscou o apoio da Fundação Batistense de Esportes, da empresa Quimicola – patrocinadora máster – e demais parceiros. “O nosso objetivo é fazer com que esse esporte siga na cidade”, disse. A maioria dos atletas são de Brusque e, principalmente, Itajaí. Por isso, um dos treinos semanais realiza-se nesta cidade.
Além disso, a Fube conta com escolinhas de handebol, em parceria com a Avantis.