Com orações e muita emoção, o Encontro na Trilha da Cura promovido pela Comunidade Bethânia, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) reuniu pessoas de diversas partes do país, entre sexta-feira, 22 e domingo, 24. Foram três dias de programação dedicados à cura interior, temática que fez parte da grande missão do fundador da Comunidade, Padre Léo, inclusive com a publicação de um livro que leva o mesmo nome do evento. Toda a programação ocorreu no Rincão do Meu Senhor, com o tema Bethânia: Casa do Coração de Jesus e o lema: “Com amor eterno eu te amei” (Jr 31,3).
Sexta-feira, 22:
Antes mesmo do início oficial do encontro, em parceria com a TV Canção Nova, o Centro Cultural Memorial Padre Léo, em Lorena (SP) foi cenário das transmissões ao vivo dos programas: O Amor Vencerá, às 11h, com a participação do presidente da Comunidade Bethânia, Pe. Vicente de Paula Neto, seguida programa Juntos Somos Mais, às 14h, com a entrevista do Pe. Lúcio Tardivo, vice-presidente da Comunidade, que destacou aspectos da trajetória de vida do Padre Léo e também o lançamento do seu livro Reconquistando o Sentido da Vida, e, o Terço da Misericórdia, às 15h, com a presença do Pe. Elinton Costa, bth. Ambos os programas contaram com a presença do público das caravanas que visitaram o Memorial, situado no estacionamento do Shopping Eco Valle, na rodovia Presidente Dutra, KM 53.
Já a abertura oficial o evento ocorreu às 20h, com a santa missa presidida pelo Padre Marcelo Rossi, no Santuário Pai das Misericórdias, na sede Canção Nova. Durante a celebração ele convidou a todos para que refletissem sobre o significado da fé, e destacou que a eucaristia e o rosário contribuíram para que ele superasse a depressão. Além disso, durante a homilia citou a passagem de Gênesis (50, 20) “Deus tira do Mal o bem” e fez memória à missão do Padre Léo e ao trabalho desenvolvido pela Comunidade Bethânia. “Padre Léo abria o coração das pessoas através de ser com suas brincadeiras, com seu jeito todo especial de tocar o coração”, lembrou.
Sábado, 23:
No sábado, 23, a programação teve início às 8h com animação do Ministério de Música da Comunidade Bethânia, Vida Plena, seguida da pregação do Frei Josué, da Comunidade Mel de Deus, de Goiás, com o tema: Desejei ardentemente comer esta Páscoa convosco!”(Lc 22, 15). Segundo o Frei, o público estava coração aberto e a necessidade se voltar ao coração de Jesus Eucarístico.
Em seguida, o Pe. Lúcio Tardivo, bth, conduziu a segunda pregação do dia, com o tema: “Reconquistando o Sentido da Vida” com base no livro que com o mesmo título que foi lançado durante o evento. Na oportunidade, Pe. Lúcio apresentou ao público como ocorreu o processo de elaboração da obra e convidou os presentes a refletirem sobre a bondade de Deus na vida de de cada um. “Este livro é o fruto de 25 anos vivências como padre da Congregação do Sagrado Coração de Jesus e dos 17 anos como sacerdote, em Bethânia. O objetivo dele é testemunhar a presença de Deus a partir do Evangelho”, explicou.
Já no sábado a tarde, foi a vez do Diácono Ideraldo, bth, conduzir a pregação “O Coração de Jesus é uma fonte inesgotável de Misericórdia!” (Mt 18, 21-35), a partir do questionamento: Nos estamos na trilha do coração de Deus? Além disso, destacou vivências com o Padre Léo em Bethânia e sobre a importância de perceber a presença de Deus nos pequenos detalhes e da necessidade do perdão. Ainda durante a tarde, o Pe. Vicente conduziu a santa missa, no Santuário Pai das Misericórdias.
À noite foi a vez de Eliana Ribeiro subir ao palco e emocionar o público com seu testemunho e canções. A cantora falou sobre como conheceu Padre Léo e como isso mudou a sua vida. Para homenageá-lo cantou a música, Alô Meus Deus, do Pe. Zezinho, que ficou eternizada em sua última participação no Hosana Brasil de 2006, também na Canção Nova, além de outras músicas. “Padre Léo foi um grande instrumento de Deus em minha que me resgatou do fundo do poço. Então estar aqui é uma forma retribuir o carinho”, disse.
Domingo, 24:
No último dia do Encontro na Trilha da Cura, a programação teve início com o Ministério de Música Vida Plena que animou o público e também auxiliou na condução das orações. Na sequência foi a vez do Pe. Vicente abordar o tema: “Com amor eterno eu Te amei!” (Jr 31,3). Em sua pregação ele destacou o amor de Deus para com a humanidade: “Como um sentimento que não tem fim, que é agora”. Também se lembrou do que dizia Padre Léo: “Deus te acaricia agora!”. Em seguida foi a vez do pregador Ironi Spudaro destacar o tema: “Dar-vos-ei um Coração novo!” (Ez 36, 26) em que abordou a necessidade de praticar a oração na busca por uma fé mais fecunda, que tem como sequência a transformação do coração e do olhar para a vida.
A programação do período da manhã concluiu com adoração e ao Santíssimo e bênção. Já no período da tarde, os participantes do Encontro na Trilha da Cura se encontraram novamente no Santuário do Pai das Misericórdias para missa de encerramento do evento conduzida pelo Pe. Lúcio Tardivo.
Para o participante, Eduardo Lopes, o encontro Na Trilha da Cura foi uma oportunidade de reflexão e busca interior. “Acredito que cada retiro tem uma novidade para os retirantes. E no meu caso, eu me dispus a sair de Porte Alegre para viver esse momento. Eu achei fantástico, poder voltar e olhar para dentro e me reorganizar”, conta. José Paulo Faveretto, morador de Brusque, participou pela primeira vez do encontro e também a primeira vez que esteve na Canção Nova. “Foi muito emocionante e senti profundamente todas as pregações, foi muito bom”, conclui.
*Jornalista Marcia Peixe esteve presente no evento