No próximo sábado, 09, a Comunidade Bethânia realizará um Bazar Beneficente em São João Batista, no Salão de Festas da Igreja Matriz. O objetivo é angariar recursos para a instituição. Haverá muitas roupas com preços especiais para os visitantes.
Além disso, a Bethânia também está comercializando uma Rifa Beneficente que será sorteado em 31 de dezembro. Já em outubro, também haverá uma Macarronada Beneficente. “Necessitamos sempre de recursos para continuarmos com o nosso projeto”, destaca o diácono Ideraldo Luiz Paloschi.
No mê de agosto, a Bethânia foi agraciada com quase duas toneladas de alimentos, após a realização do jogo das Estrelas. “Agrdecemos imensamente os organizadores desse evento, pois os alimentos vieram em uma boa hora”, disse.
Sobre a Bethânia
A Comunidade Bethânia nasceu a partir da inspiração que o Espírito Santo despertou no Coração do Pe. Léo, como resposta concreta a grande necessidade de combater o problema das drogas, o aumento de soropositivos, o grande número de adolescentes grávidas solteiras abandonadas, o crescente número de menores nas periferias das cidades.
Sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, dentre tantos trabalhos que exerceu, teve a oportunidade de atuar como diretor e no Colégio São Luiz de Brusque (SC), onde também prestava atendimento espiritual à famílias e jovens da região. Dentre os acompanhados que o Pe. Léo ouvia e orientava, notou-se que o problema das drogas era a urgência a ser combatida. A partir dessa experiência pessoal, Pe. Léo sentiu a necessidade de proporcionar a essas pessoas um lugar e um ambiente que revelasse um jeito novo de viver, saudável e pleno. Notou-se também a necessidade de uma ação concreta de promoção social e um sério trabalho visando a transformação da sociedade e a urgência de um ambiente apropriado para uma retomada de vida através da pregação de retiros espirituais e cursos que ajudem na redescoberta de um novo sentido para a vida.
Inspiração Bíblica
Assim, inspirada na Bethânia bíblica, olhando para os irmãos, Marta, Maria e Lázaro, esta Comunidade nasceu como casa de acolhida dos diversos marginalizados da sociedade que procuram um novo jeito de viver. Assim, Comunidade Bethânia, não é um centro de recuperação e nem uma clínica onde se internam pessoas para tratamento. Bethânia é um recanto onde somos chamados a acolher quem vem até nós como o próprio Cristo e com ele ser família. Não temos pacientes, mas sim filhos e filhas.
Pe. Léo sempre deixou claro que nós não curamos ninguém. Este é um trabalho que deverá ser feito por cada um, deve partir da vontade de cada ser humano. As pessoas que vivem na comunidade com a vocação e missão de acolher, são colaboradores no processo de restauração, procurando ajudar filhos e filhas a redescobrir um novo jeito de viver. Na Comunidade todos têm o compromisso de oferecer sua amizade, orações e uma oportunidade para cada um trilhar seu caminho, segundo o seu próprio esforço e persistência. Não existem curas mágicas para a dependência química, ou qualquer outra dependência. Em Bethânia, cada um deve ser o primeiro responsável em se ajudar.
Em resposta ao apelo do Espírito Santo ao coração do Pe. Léo, muitas pessoas abraçaram esse mesmo ideal. Em São João Batista (SC), Pe. Léo foi presenteado com um terreno, onde a Comunidade Bethânia concretamente iniciou seus trabalhos de acolhimento.
Ouça a Entrevista