Durante todo o mês que antecedeu o dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria de Saúde de São João Batista realizou ações educativas devido a data que marca a prevenção dessa doença. Foram distribuídas 3500 camisinhas masculinas e 500 femininas. Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) apontam que Santa Catarina ocupa o terceiro lugar do ranking nacional em taxa de detecção do HIV/Aids.
Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Nara Lisiane de Vargas Pereira, 50 pessoas realizam tratamento contra a doença na Capital Catarinense dos Calçados.
Nara relata que Santa Catarina passou a integrar uma agenda interfederativa com o Governo Federal e municípios estratégicos, priorizando ações de prevenção e maior acesso ao diagnóstico da Aids.
A enfermeira destaca que o pilar desse trabalho é a informação, a prevenção e, a partir da consciência com relação a importância do teste, o início imediato do tratamento, a fim de reduzir a carga viral e a possibilidade de transmissão.
“Desde 2014 disponibilizamos o teste rápido em todos os postos de saúde. Quem tiver dúvida, procure-nos. Em 15 minutos a pessoa já sai com o resultado”, informou.
A enfermeira frisa que é preciso romper a barreira do desconhecimento e evitar que as pessoas fiquem doentes.