A 8ª Peregrinação “Caminhos de Santa Paulina” foi marcada por muita emoção e devoção a primeira Santa do Brasil. A caminhada aconteceu no sábado, 09, e contou com a participação de 300 caminhantes e 60 voluntários, vindos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e 24 cidades de Santa Catarina, que percorreram aproximadamente 30Km pelo interior de Nova Trento/SC.
Em comunhão com o ano laicato o tema da caminhada foi “Santa Paulina: Sal da terra e Luz para o mundo” que teve como objetivo proporcionar a oração e provocar a reflexão sobre o protagonismo cristão. A peregrinação teve início às 6h com a celebração do envio na Igreja Matriz da Paróquia São Virgílio, após caminhada até a Capela Santa Ágata, Capela Santo Antonin, Capela São Cristovão e Oratório Cristo Rei. O almoço foi servido no salão do Calvário, no bairro Trinta Réis e após os peregrinos seguiram até a Capela São Roque, Oratório São José e encerramento no Santuário Santa Paulina às 19h. Em todas as Capelas e Oratórios, foram realizadas paradas, alimentação e durante todo o trajeto os peregrinos rezaram o terço, orações e cantos.
Os organizadores do evento entregaram aos responsáveis pelas Capelas e Oratórios uma vela como lembrança da peregrinação. No oratório Cristo Rei, os coordenadores do espaço Danilo e Carolina Rover, estavam completando 60 anos de casado. Por isso o Reitor do Santuário, Pe. Napoleão Lauriano dos Santos dedicou suas palavras aos casais que estavam na caminhada e realizou a renovação dos votos matrimoniais com todos os casais, emocionando a todos os devotos.
A caminhada além de emocionar os peregrinos de diferentes também proporciona uma renovação espiritual. “Foi muito bom ter participado desta caminhada! Está é a sétima vez que participo, só não participei da primeira edição. É uma renovação para nossa espiritualidade e pretendo voltar no ano que vem!”, afirma a empresária de São João Batista/SC, Erotides Inácia Mafessoli, de 76 anos.
A pedagoga, Miria Nones, de Doutor Pedrinho/SC destaca a importância de participar da peregrinação: “A caminhada é um momento nosso, um momento de reflexão e de pensar tudo que Deus nos proporciona”, afirma Miria.
Os devotos além de participar do percurso, agradecem por milagres, mas alguns também pedem a intercessão de Santa Paulina. Karen Michele Militão deu um depoimento durante a caminhada sobre a graça alcançada por sua irmã. “Minha irmã participou no ano passado da caminhada. Este ano quando recebi as fichas de inscrição fui convida-la e então me contou que não poderia participar pois estava grávida. Segundo os médicos ela não poderia engravidar. Segundo ela durante a caminhada do ano passado pediu a intercessão de Santa Paulina para que pudesse conceder este milagre”.
Os peregrinos chegaram ao Santuário no início da noite, às 19h30, cada um com uma vela na mão recepcionados com o badalar dos sinos, fogos e música. “Vocês saíram da Igreja Matriz na escuridão e chegaram ao Santuário também a noite. As velas que vocês trazem representam que vocês não possuem medo da escuridão! ”, afirma o reitor do Santuário, Pe. Napoleão Lauriano dos Santos ao concluir a peregrinação.
O evento foi organizado pelo Santuário Santa Paulina em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e da Paróquia São Virgílio. “Agradecemos a todos os coordenadores das Capelas e Oratórios pelo carinho e acolhida. Que Santa Paulina abençoe a todos os voluntários e peregrinos que participaram da caminhada! ”, afirma a diretora do Santuário, Ir. Anna Tomelin. A próxima caminhada já está prevista para o próximo ano e a data será divulgada no início de fevereiro de 2019. Você pode acompanhar a abertura das inscrições no site ou na página do facebook santuário.santapaulina.
Ouça a Reportagem