Observar o que acontece ao seu redor e dentro de si mesmo é um exercício diário para o músico catarinense Gui Franzói. Enquanto artista, permanece inquieto em busca de novas sonoridades e caminhos para a carreira. É essa a trilha que o leva ao lançamento de Brilho de Sol, sua nova música, que chega a todos os aplicativos de música nesta quinta-feira (24).
O single marca um novo momento na trajetória do músico, que tem explorado elementos eletrônicos, como os beats, trazendo mais contemporaneidade ao seu processo criativo. Nisso, conta com apoios importantes, como o de Giba Moojen, produtor da faixa. A dobradinha entre músico e produtor gera, inclusive, o lançamento da música pelo selo GEAR Music/Midas Music, parceria entre Giba e o renomado produtor Rick Bonadio.
As diversas influências que compõem o universo musical de Gui Franzói, no entanto, também estão presentes. Tendo o violão como instrumento principal, o cantor e compositor flutua entre estilos como rock, blues, folk e música brasileira. Adicionando a esse caldo sonoridades mais modernas, inserindo os beats, por exemplo, o artista se integra ao que alguns têm denominado nova MPB.
A lírica criativa que Gui Franzói mostra desde seus primeiros lançamentos, sobretudo no primeiro e único disco até o momento, Hoje é o melhor dia de todos até hoje (2018), também se mantém. É aos pequenos detalhes que ele se atém para falar de sentimentos mais profundos, como o reflexo do espelho em que enxerga toda a dimensão e importância do amor, embora seja a saudade que provoque a constatação.
“Curioso que essa é uma das primeiras músicas que compus, há muitos anos. Ela era bem diferente e agora ganhou uma roupagem mais pop, que eu tenho buscado nos meus trabalhos mais recentes. Essa busca por uma linguagem que soe mais contemporânea é algo a que estou me dedicando bastante”, comenta o músico.
O objetivo, segundo Gui, é seguir expandindo as experimentações, buscando novos ares para suas composições. “Hoje em dia temos ferramentas que possibilitam que a gente inove mais, busque novos timbres, dá pra mesclar alguns elementos eletrônicos. Tenho experimentado bastante, inclusive em casa, por conta da pandemia, e isso se reflete nesse single que estou curtindo muito”, pontua.