Os candidatos a prefeito e vereadores de São João Batista terão que investir nas suas imagens pessoais para atrair o eleitorado da cidade. Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas no município, revela que 81,9% dos batistenses não gostam ou não simpatizam com nenhum partido político.
Maior rejeição as siglas partidárias estão entre jovens de 16 a 34 anos. Entre as pessoas que responderam ter simpatia por partidos, 4,8% apontaram o MDB, 1,7% PSL e 1,6% o Novo. O Progressista aparece com 1,4% e o PSD com 0,6%. Em São João Batista a aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro é de 75,2%.
Alguns dados chamam atenção na sondagem realizada no primeiro semestre. Para 39,5% o próximo governo deverá ser de continuidade na forma de administrar a cidade de São João Batista, enquanto 26,1% indicaram preferir muitas coisas na atual forma.
Para 42,2% o ideal é que o próximo prefeito seja um empresário, 25,8% querem alguém sem envolvimento político e 23,9% preferem alguém já do meio político. Saúde e Educação aparecem como as duas maiores preocupações da população.
Nas últimas semanas partidos e políticos iniciaram as tratativas para montagem de chapas e definição de candidaturas para vereadores. Até o momento sete pré-candidatos se apresentaram para o pleito: Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB); Betinho Souza (Cidadania), Fábio da Ravel (PP), Estevan Nascimento (PL), Pastora Fernanda (PSC), Leoncio Cypriani (PSD) e Angelo Zunino (PT).