Com o objetivo de reaproveitar estações meteorológicas para ampliar a malha de monitoramento do estado e região de Nova Trento, teve início ainda em 2022 e foi concluído em março deste ano, um projeto de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Prefeitura de Nova Trento e Epagri/Ciram, viabilizando a aquisição de novos sensores e componentes para a operacionalização de uma estação meteorológica automática no município.
O aparelho foi instalado na propriedade de Avelino Cipriani, no bairro Vígolo, que há anos tem em suas terras o projeto da UFSC, e conta com sistemas de tele transmissão de dados, estando em pleno funcionamento. Gera dados oficiais de uma série de variáveis climáticas muito importantes para a agricultura e também para a Defesa Civil estadual e municipal.
Os dados coletados pela estação são incorporados ao banco de dados da Epagri/Ciram e podem ser acessados, sem custo, através do Portal Agroconnect clicando aqui. Essa plataforma foi desenvolvida pela Epagri/Ciram, para visualização de informações agrometeorológicas voltada ao setor agrícola, com informações como: condições atmosféricas; tendências de tempo para os próximos dias e tendência à ocorrência de doenças em determinadas culturas.
O prefeito municipal, Tiago Dalsasso, acompanhou o projeto e destacou a importância de melhorar as condições para os agricultores com projetos novos e tecnologia. “Agradeço a parceria com a Epagri/Ciram e a UFSC/CCA na viabilização deste projeto essencial para a agricultura de Nova Trento”, ressaltou.
A ação conjunta entre as Instituições e o município é um apoio das atividades agropecuárias da região e também do forte e crescente turismo local, já que o ponto de monitoramento tem uma distância aproximada de apenas um quilômetro do Santuário Santa Paulina, onde o movimento de pessoas é intenso.
Além disso, conhecer e observar o clima e suas variáveis tem se tornado cada vez mais necessário diante da realidade ambiental que o mundo atravessa. Ter uma base de dados históricos climáticos robusta, neste contexto, será valiosa e indispensável ferramenta para as futuras gerações.
Início da parceria
A parceria da Epagri na área da agrometeorologia surgiu em 1997 através da Epagri-Ciram com a assinatura do primeiro protocolo de intenções com a Província Autônoma de Trento, Itália, e o Governo de Santa Catarina para estabelecer a mútua cooperação entre as partes visando a cooperação no setor agrícola.
Em 2005, foi firmado acordo que permitiu a efetivação do projeto “Tecnologia para o desenvolvimento da Vitivinicultura Catarinense” com a participação da Epagri, UFSC/CCA, Província Autônoma de Trento e da Fundação Edmund Mach.
No projeto, houve intercâmbio de pesquisadores, professores e alunos e aporte financeiro para aquisição de estações meteorológicas e implantação de unidades de pesquisa em quatro regiões de altitude de Santa Catarina.
Após o término do projeto, as estações meteorológicas foram retiradas por problemas técnicos relacionados à expiração da vida útil de sensores, dificuldade de reposição de peças, entre outros, e agora, as estações foram recuperadas e já estão atendendo o município.