O município de Tijucas realiza uma campanha de coleta de óleo vegetal residual (óleo de fritura) para reciclagem e transformação em biodiesel.
“Além da coleta e reciclagem, a ação busca conscientizar crianças e adolescentes, famílias e comunidade em geral sobre temas como sustentabilidade, cidadania e biocombustíveis”, explica Higor Vicente Dias, da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, que acompanha o projeto.
Atualmente, são pontos fixos de coleta do óleo de fritura: as Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente. A comunidade deve depositar o óleo usado em garrafas plásticas e levar até estes pontos de coleta para a reciclagem. Esse óleo é transformado em biocombustível, sendo reaproveitado em motores de forma menos poluente.
“Por meio da educação ambiental e de uma ação efetiva de separação e reciclagem dos resíduos, contribuímos para a melhoria na qualidade de vida futura de toda a região, provendo gerações mais solidárias, conscientes e sustentáveis”, comenta o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.
Financiamento
O projeto “Biodiesel na Escola” é realizado através do Fundo Especial para Infância e Adolescência (FIA) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), contando com apoio da empresa Da Magrinha através de Lei de Incentivo Fiscal e parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas.