Ao contrário do que muitos de nós podíamos imaginar, após praticamente um ano, a pandemia do novo coronavírus segue com força. Com o aumento do número de casos, há elevação nas taxas de internação em consequência do agravamento da situação dos pacientes, o que, comumente, deixa sequelas que precisam ser tratadas.
Considerando esse agravante da pandemia, o vereador por Tijucas Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), protocolou nesta segunda-feira (25) uma indicação solicitando a criação de um Centro de Reabilitação Pós-Covid no município.
Como justificativa para a criação do serviço, o parlamentar destaca a série de consequências deixadas pela doença nos recuperados. São frequentes os relatos de pacientes que apresentam implicações motoras, respiratórias e emocionais, como fadiga crônica, perda de massa muscular ou atrofia muscular devido à internação hospitalar, sequelas na voz, dificuldade de respiração, depressão, ansiedade, entre outras.
Para tratá-las, Cláudio defende o oferecimento de um atendimento integrado por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos.
“Temos que olhar com seriedade para as consequências da Covid-19. Muitas pessoas passam bem pela doença, enquanto outras enfrentam complicações que deixam sequelas em diversos aspectos. Elas necessitam de atenção especializada e acredito que um atendimento multidisciplinar como o que estamos propondo é o caminho ideal”, aponta Cláudio do Jornal.
Ainda de acordo com o vereador, há exemplos de cidades que implantaram o atendimento pós-Covid, inclusive próximas a Tijucas, como Itajaí. “Esse tratamento das sequelas é essencial para que as pessoas acometidas das formas mais graves desta doença possam se restabelecer completamente com maior rapidez e sejam capazes de voltar a desenvolver suas atividades o mais próximo da normalidade possível, minimizando os danos em sua saúde” afirma o vereador.