A quarta-feira (24) foi marcada pela primeira edição do Balcão do Emprego SJB. O evento, realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz, teve 245 vagas de trabalho e a participação de mais de 20 empresas. A iniciativa teve como objetivo facilitar a intermediação entre a oferta e a procura por empregos na cidade.
O Balcão do Emprego SJB foi resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, com o Senai, a CDL, o Sincasjb e o Sintrical. A ação contou também com orientações aos candidatos sobre o encaminhamento de currículos, entrevistas e marketing pessoal.
“Na nossa avaliação, o evento foi um grande sucesso. Tivemos uma boa adesão das empresas locais e também conseguimos atender um número significativo de pessoas que estavam em busca de trabalho. Vamos conversar com todos os parceiros para que a iniciativa possa ser repetida logo adiante”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Graziela Dilma dos Santos.
Já conforme destaca o Sincasjb, atualmente a falta de mão de obra é uma realidade nas indústrias locais e a primeira edição do Balcão de Empregos foi uma iniciativa muito importante para auxiliar na resolução do problema. Na visão da entidade, as empresas participantes conseguirão colher bons resultados, com novas edições devendo ser realizadas no futuro.
A CDL de São João Batista, por sua vez, ressalta que, durante o evento, com o auxílio de um especialista na área de gestão de pessoas, conseguiu identificar, por meio de testes e minientrevistas, o perfil de candidatos. E, ainda, proporcionar, em parceria com o Sebrae e o Sincomvati, oportunidades para capacitação de novos vendedores.
“O 1º Balcão do Emprego SJB foi um sucesso, visto que alguns participantes já efetuaram suas inscrições para o curso de vendedores, outros já foram encaminhados para entrevistas e até a CDL realizou uma contratação. O que, para nós, só reforça a nossa missão e compromisso de conectar pessoas e empresa”, avalia o executivo da entidade, William Santos.
Avaliação dos participantes
Uma das empresas participantes no evento foi a SM Serralheria. Das cinco vagas que tinha em aberto, a empresa conseguiu preencher três, com as entrevistas sendo realizadas no próprio Salão Paroquial. “O evento estava bem organizado, com o pessoal muito prestativo. Simples e direto. Bem bacana, parabéns à equipe que organizou”, comenta o representante SM Serralheria, Alexandre Paza.
A iniciativa também deu oportunidades a quem está em busca de emprego ou de recolocação profissional. Um deles foi Claudiomiro Paim, de 59 anos. Natural de Novo Hamburgo (RS), ele veio para São João Batista há mais de oito anos para trabalhar no setor calçadista. Agora, está em busca de um desafio em outra área.
“Gostei muito da iniciativa. Dá a oportunidade do povo que está desempregado ter uma escolha. E, também, a chance de mudar de profissão para quem quiser”, analisa.