Duas queijarias localizadas em Major Gercino, receberam recentemente o Selo Arte, concedido pelo Ministério da Agricultura e da Pecuária para distinguir produtos artesanais. Foram agraciadas a Queijaria Vô Ipa e o Sítio Quiqueo Marchi. Agora, essas queijarias têm permitido para comercializar seus produtos em todo o país, o que amplia suas possibilidades de negócio.
Uma solenidade celebrada na penúltima semana, nas instalações da Vô Ipa, marcou a entrega do certificado Selo Arte para as duas agroindústrias artesanais. A Cidasc é a responsável por conceder o Selo Arte em Santa Catarina, seguindo as diretrizes administrativas do Ministério da Agricultura. Para obter o selo, uma agroindústria deve estar registrada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), adotar processos predominantemente manuais ou artesanais e utilizar matérias-primas de origem animal provenientes de produção própria ou de origem conhecida.
Autoridades e amigos que estiveram presentes na cerimônia consideraram a conquista do Selo Arte um marco para o município. Valdecir Marchi, empresário do Sítio Quiqueo Marchi, destacou a importância da criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para esse resultado. Além disso, ele enfatizou que ver empresas locais conquistarem o Selo Arte servir de incentivo para outras agroindústrias do município, sejam elas produtoras de mel ou queijo, aceitem ao SIM e sigam o mesmo caminho trilhado por duas queijarias.