Tradicional rodada de negócios movimentou a economia estadual esta semana. O evento, que ocorreu nos dias 04, 05 e 06 de novembro, no Infinity Blue Resort & Spa, trouxe importadores e lojistas para conhecerem o outono/inverno 2016 da indústria calçadista
Considerado o principal evento da moda calçadista de Santa Catarina, o SC Trade Show reuniu no mesmo espaço expositores e lojistas nacionais e internacionais, antecipando as tendências das coleções Outono/Inverno 2016 para os participantes e fomentando a economia.
O primeiro dia do SC Trade Show teve muitos destaques para os convidados. A abertura oficial do evento aconteceu na quarta-feira (04), às 20h30min, com a apresentação das autoridades presentes e o desfile especial do estilista Ronaldo Fraga, responsável pela execução do Projeto Iconografia – um convênio entre ASSINTECAL E SEBRAE NACIONAL, com apoio do SEBRAE SC – trabalho realizado com as marcas Menina Rio, Contramão, Ana Aguiar, Show Rio, Século XXX, Di Marce, Planeta Pé, Aye Aye, Via América, do polo de São João Batista.
Ao lado de representantes do Sebrae/SC, SincaSJB, Assintecal, Prefeitura de São João Batista, o deputado Jean Kuhlmann participou da solenidade de abertura, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e expressou seu orgulho pela qualidade do produto produzido no polo São João Batista e pelo carinho e respeito com que o catarinense acolhe seus visitantes, como em eventos como o SC TRADE SHOW, que recebe lojistas de vários lugares do Brasil e do mundo.
Para o desfile de abertura do evento, já que Ronaldo Fraga não pôde desfilar a coleção do SPFW, pois ela provocou uma repercussão enorme e está espalhada pelas revistas do Brasil e mundo a fora, ele levou peças de coleções variadas para que as pessoas e os próprios designs pudessem ver o quão versátil é o polo de São João Batista, e como os sapatos podem ser aplicados em contextos totalmente diferentes.
Posteriormente, aconteceu um desfile coletivo com as marcas de calçados dos expositores (Contramão, Leidi-Lu, Suzani Bissoli, Camila Ferraz, Studio 64, Monique Hadar, Smidt, Azillê, Giovana Pash, Solabelle), onde foi apresentada a coleção Outono/Inverno 2016.
Na passarela, muitas botas over the knee, ankle boots, oxfords e saltos altos. As franjas continuam em alta, dando o tom boho chic. Do couro ao nobuck, no total black e tons terrosos, passando pelos metalizados e vibrantes, os designs apostaram no conforto, utilizando, por exemplo, saltos em E.V.A, dando leveza aos calçados, sem perder o estilo. O desfile da linha infantil encantou o público. A criançada desfilou sapatilhas com muitos detalhes e brilhos, sandálias gladiadoras, rasteiras e botas, inspiradas nos pés das mamães, brilharam sem perder o toque lúdico infantil.
penas na cidade de São João Batista, referência nacional na produção de calçados, só no período de janeiro a agosto deste ano, foram gerados 832 novos empregos (dados do Caged), garantindo ao setor calçadista um dos maiores saldos do Estado. Com mais de 40 anos de atuação, 150 indústrias de calçados, e uma produção média mensal de 1,2 milhão de pares de sapatos, o polo de calçados femininos responde por 80% da economia do município. Atualmente, 10 indústrias do polo exportam e quatro têm filiais nos EUA por meio de projeto do SEBRAE – SC EXPORTA.
O SC Trade Show vem para reforçar essa ascensão do polo, e faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas entre o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB), IMC (Instituto da Moda Catarinense), com parceria do SEBRAE/SC e da Fiesc, visando proporcionar o desenvolvimento sustentável ao polo local. O objetivo é estreitar os laços entre fabricantes, lojistas, empresários, profissionais do setor, parceiros e patrocinadores.
A Show Rio já participa pela 5ª vez do evento. “Aqui a gente já consegue ter uma noção da linha que vai se destacar, produto, cor, material. Além de ser uma porta para atingirmos também muitos clientes pequenos da redondeza, que não conseguimos alcançar e que se tornam clientes fiéis”, destaca a design da marca, Gabriela Marcelino.
“As vendas já superaram nossas expectativas e esta 21ª edição veio para reforçar o reconhecimento nacional e internacional do polo calçadista de São João Batista”, relata Rosenildo de Amorim, Diretor Executivo do SINCASJB.
Na última edição, as indústrias superaram a meta de 1,1 milhão de pares de calçados comercializados nos 3 dias de evento, movimentando cerca de R$ 50 milhões, o que gerou um aumentando em, pelo menos, 15% quando comparado à edição anterior. Para essa edição, o evento contou com 54 expositores de todo o Brasil, e o balanço final ainda não foi informado, mas deve superar a meta esperada.
Sobre o Projeto Identidade
O objetivo do projeto é ajudar as empresas a criarem uma identidade própria. Para isso, é preciso agregar valores culturais da região e atender os desejos do mercado produzindo peças que realmente atraiam os consumidores. Com base nas tendências da moda, o projeto visa alavancar as vendas e a competitividade trazendo, também, resultados financeiros, através do desenvolvimento de novos produtos e orientações para um posicionamento adequado no mercado alvo.
Executado pelo Instituto by Brasil, com o apoio do SEBRAE, SINCASJB, ASSINTECAL (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e executado pelos estilistas Ronaldo Fraga e Marnei Carminatti, o projeto contou com a participação das empresas: Menina Rio, Contramão, Ana Aguiar, Show Rio, Século XXX, Di Marce, Planeta Pé, Formatt Embalagens, Aye Aye e Via América.
Ao longo de encontros e exercícios, as marcas participantes foram desafiadas a elaborar um caderno de inspirações, para que, no final do projeto, fosse transformado em algo tangível, em um produto dotado de personalidade e identidade. Inspirados no tema geral: Os valores que não têm preço, cada marca ficou responsável por transmitir no seu produto algum dos seguintes sentimentos: amor, humor, saudade, desejo, inovação, afeto, esperança, coragem e euforia.
As empresas Século XXX, Ana Aguiar, Via América, Show Rio, Di Marce, Planeta Pé e Aye Aye, foram selecionadas para desfilarem suas criações junto à coleção Ronaldo Fraga, nas passarelas do São Paulo Fashion Week, no dia 19 de outubro. O tema que gerou a coleção de Fraga para a semana de moda de São Paulo foi E por falar em amor.
“Estes sapatos contam uma história. Tem personalidade e identidade, tem inspirações, como o tema geral mesmo diz, com valores que não tem preço, que transmitem uma história de amor, humor, saudade, desejo, inovação, afeto, esperança, coragem e euforia”, declara Ronaldo Fraga.
“O projeto identidade foi fundamental para São Joao Batista, dando visibilidade ao polo e também nos mostrando, como desenvolvedores de moda, criadores de tendências, que, por mais que a gente pesquise e tire muitas referências, nós também criamos muitas tendências”, conta Gabriela Marcelino, design da Show Rio, responsável pelo Oxford dourado, um dos escolhidos por Ronaldo Fraga para compor seu desfile na São Paulo Fashion Week, e que virou, literalmente, desejo entre lojistas e fashionistas.
Trazendo o design para a indústria
Durante muito tempo o Brasil associou design a aquilo que é caro, ao que não vende e que é para poucos, mas na verdade tudo tem que ter um desenho, um conceito.
No primeiro Projeto Iconografia, Ronaldo convidou os empresários oferecendo a eles algumas faces desta cultura riquíssima catarinense e foi um sucesso, virando referência nacional.
Nesta segunda ocasião, o estilista apresentou algo que vem de encontro ao que ele acredita como tendência: aquela que influencia não só o modelo do sapato e da roupa, mas aquilo que vamos comer, onde vamos morar, seria a macrotendência. “Eu acredito que temos uma macrotendência, que começou no final dos anos 90, início de 2000, e é a tendência da mercantilização, onde tudo tinha que ter um preço, aquilo que não fosse para vender, não interessava, e, com isso, mercantilizamos a cultura, mercantilizamos a educação, nossas relações. Isso já passou a dar sinais de desgastes, o mundo está enfastiado disso. Existe uma busca instintiva de falar de outras coisas, ou de falar daquilo que tem amor e não tem preço, e, neste sentido, foi proposto que cada um fizesse um calçado inspirado em sensações: coragem, carinho, afeto, desejo, inovação, generosidade. Quando sugeri estes temas intangíveis, ‘pirei’ a cabeça de todo mundo, pois é muito mais fácil de falar de coisas tangíveis. Mas quando você conta uma história, o ato de contar esta história é um ato de carinho, de afeto”, relata com entusiasmo o renomado estilista.
Muitas pessoas olham para esta coleção criada pelo polo e desfilada no SPFW e expressam espanto, por não saber que o setor calçadista de São João Batista é tão diverso, e que nele é possível encontrar o sapato de festa, de moda, esporte e, segundo o estilista, está aí a riqueza maior que deve ser explorada neste projeto.
A autoestima de um lugar
Para Ronaldo Fraga, algo importante, que não se compra e que não se deve perder de vista, é a autoestima de um lugar. Colocar a cidade num local de boas notícias, incentivar os empresários, designs, modelistas, que abraçaram o projeto é de extrema importância e reflete diretamente no resultado alcançado.