A reforma do vestiário, a manutenção da sala de instrução e instalações elétricas, a implantação de iluminação externa, além da construção de uma nova guarita e a troca dos telhados das garagens, estão entre as melhorias realizadas pela Havan em um dos patrimônios históricos de Brusque. A edificação do Tiro de Guerra (TG) apresentava graves problemas nas instalações e grande parte do espaço estava indisponível para uso, conforme avaliação realizada em 2017, que sinalizou o possível fechamento da instituição, devido às complicações estruturais.
A ação de revitalização começou com um contato da Prefeitura Municipal, em busca de parceiros que auxiliassem na obra, e o Luciano Hang, por meio da Havan, prontamente atendeu ao pedido da municipalidade, finalizando as melhorias em três meses de trabalho, de março a maio de 2018. A cerimônia de entrega da obra ocorreu na manhã desta quinta-feira (17), na presença do dono da Havan, Luciano Hang, e autoridades locais.
Hang diz que é com muita satisfação que a Havan tem a honra de poder contribuir com a revitalização da edificação do Tiro de Guerra de Brusque. “Esse conjunto de obras representa muito mais que a manutenção de um prédio, ele representa hoje, a conservação da história da cidade. A Havan, por ser de Brusque, quer sim dar continuidade a essa prestação de serviço tão importante, que é formar cidadãos mais patriotas e conscientes. A necessidade dessa manutenção reduziu a formação, nos últimos dois anos, de cem para apenas 80 jovens por ano. Nós não queremos regredir, queremos sim progredir e ajudar a mudar o nosso país. Vamos contribuir para manter vivos os pontos positivos da história de Brusque e do Brasil”, finaliza o empresário.
O vice-prefeito de Brusque, Ari Vechi, comenta que a obra no Tiro de Guerra vinha sendo requisitada há muito tempo, quando assumiram o governo. “A instituição possui um convênio com o município para a manutenção do espaço na parte administrativa e de manutenção. Já, o Exército fica com a parte operacional. Diante das dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura, nós buscamos no meio empresarial, os parceiros para ajudar a realizar esta obra com rapidez e com o menor custo para a sociedade. Por isso buscamos o Luciano, que colaborou com a revitalização, e chegamos a este momento em que podemos devolver o Tiro de Guerra em condições de utilização para a formação dos nossos jovens.”
Saiba mais do centenário do Tiro de Guerra
- O Tiro de Guerra foi fundado em 8 de dezembro de 1916, na cidade de Brusque, sob a denominação Tiro de Guerra 317;
- Após permanecer uma década com as atividades suspensas, por conta da assinatura do armistício da I Guerra Mundial, o Tiro de Guerra foi reativado em 1928, com instruções realizadas nas dependências da prefeitura, com um movimento organizado por pessoas da sociedade brusquense;
- Em 1941, a sede do TG foi construída onde permanece até hoje, na Rua Felipe Schmidt, bairro São Luiz;
- Em 1945, o TG passou a se chamar Tiro de Guerra 170, e somente em 8 de maio de 1979 é que recebeu a denominação de Tiro de Guerra 05-005, conhecido até os dias atuais;
- O tombamento do prédio, como patrimônio histórico do município, ocorreu em 12 de dezembro de 2012;
- Até 2017, o Tiro de Guerra de Brusque formou mais de 7260 atiradores.