A quarta-feira, 04, está sendo de reinício para os comerciantes de São João Batista, que foram atingidos pela explosão na madrugada de terça, 03, possivelmente ocasionada por vazamento de gás, defronte a Praça Walter Vicente Gomes. O local foi isolado para que máquinas e homens trabalhem no recolhimento de entulhos.
Profundamente abalado, o proprietário do Restaurante Burbom, Leandro de Paula Pôncio (foto acima) juntava alguns pratos que saíram intactos em meio aos escombros. Em dezembro, ele pagou a última parcela de R$ 30 mil ao antigo dono do restaurante. Para ele, 2016 tinha sido de pagar o que ainda faltava para que, esse ano, pudesse começar a lucrar com o próprio negócio. “É muito triste. Nem sei como recomeçar. Perdi tudo que tinha investido. E não é só o valor financeiro, mas também o valor sentimental. Você trabalha tanto para que a coisa dê certo e acaba assim, nessa explosão”, disse profundamente emocionado. No total todo o investimento no negócio era de R$ 230 mil. “Não sei como, mas vou recomeçar”, conclui.
O gerente da Farmácia Preço Baixo, Luciano Amorim (foto abaixo), disse que o comércio não vai fechar. “Somos uma rede e nossos clientes podem ficar tranquilos que continuaremos a atender em São João Batista”, informa. Segundo Amorim, em breve eles vão reabrir em frente ao Hospital Municipal Monsenhor José Locks, no Centro. ” É hora de se reerguer”, completa.
Explosão
A forte explosão ocorreu na madrugada de terça-feira, 03, e transformou o Centro de São João Batista em um cenário de guerra. Milhares de estilhaços de vidros ficaram espalhados por todos os lados. Além da total destruição da Panificadora Pandora, também ficou totalmente destruída a Belvedere Relojoaria e Ótica e a Farmácia Preço Baixo, além do Restaurante Burbom. Um prédio residencial vizinho ficou parcialmente danificado e está, a princípio, interditado pelo Corpo de Bombeiros.
A explosão registrou-se por volta das 5h e a principal hipótese é que foi ocasionada devido ao vazamento de gás. No entanto, o IGP – Instituo Geral de Perícias – vai analisar as causas do incidente e o resultado sai em até 20 dias.
Uma Vítima
Ao menos uma pessoa ficou ferida, Angela Soares, que teve o joelho machucado. Ela foi atendida e liberada em seguida. Angela é sócia da Belvedere e sua família é proprietária da edificação que explodiu, bem como do prédio interditado ao lado. Ela morava em um apartamento nos fundos do restaurante. “Minha irmã nasceu de novo. Ela perdeu tudo. Perdeu o apartamento e o comércio, mas saiu praticamente ilesa”, disse emocionado Mário José Soares.
Dezenas de comércios nos arredores também contabilizam prejuízos em decorrência de janelas e portas de vidros quebradas devido a violência da explosão. Moradores da cidade e que residem a quilômetros do local do ocorrido relataram que ouviram o barulho da explosão.
Dois carros que estavam estacionados ao lado da Praça Deputado Walter Vicente Gomes também ficaram parcialmente destruídos.
Ouça a Reportagem Especial