Realizado no, sábado, 03, e domingo, 04, o Mutirão de Castração de São João Batista teve balanço positivo mais uma vez. A ação foi promovida pela administração municipal, em parceria com a Associação Batistense Protetora dos Animais (ABPA) e a SOS Bicho Urbano. Na soma das seis edições, já foram castrados um total 910 animais.
“No mutirão trabalhamos de forma preventiva. Conseguimos castrar toda a fila de animais adultos resgatados e doados devido ao valor baixo. Então cada centavo arrecadado nos pedágios, rifinhas, brechós está mudando a vida desses animais. Enfim, evitando nascimentos indesejados, estamos evitando futuros abandonos”, avalia Joana Zunino, representante da ABPA.
Conforme ela destaca, a iniciativa evita o abandono de fêmeas, que muitas vezes acontece quando estão no cio, prenhas ou com filhotes. E, no caso dos machos, o procedimento faz com demarquem menos o território, fujam menos e fiquem mais calmos, reduzindo, assim, o abandono devido às “peripécias”.
“O mais importante é que estamos mudando a cultura das pessoas. A partir do momento que a pessoa tem a oportunidade de castrar um animal, ela vai querer castrar todos que ela tiver dali para frente, vai ver que o investimento vale a pena. Vai criar o hábito de castrar”, complementa Joana.
Em entrevista ao Jornalismo da Super, o secretário da ABPA, Júnior Cunha, destaca o assunto.
Ouça a Entrevista