Balneário Camboriú, a 12ª cidade mais populosa e um destacado destino turístico e econômico em Santa Catarina, ostenta o título de município com a maior proporção de mulheres em relação aos homens no estado, de acordo com os dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27).
No Litoral Norte catarinense, a população é composta por 52,77% de mulheres em contraste com 47,23% de homens. Em termos absolutos, essa discrepância se traduz em uma diferença de 7.703 indivíduos a mais do sexo feminino.
Em contrapartida, a pequena cidade de São Cristóvão do Sul, localizada no Oeste catarinense, detém o posto de município com uma proporção maior de homens do que mulheres em Santa Catarina. Com uma população de 6.084 moradores, a cidade registra que 64,86% da população é do sexo masculino. Isso se deve, em grande parte, à presença de uma penitenciária na região, tornando-a o sétimo maior percentual do país nesse aspecto.
Esses números integram os mais recentes dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ilustram a tendência de um país que está se tornando cada vez mais feminino e envelhecendo de maneira mais acelerada. Em Santa Catarina, assim como em outros 23 estados, a população feminina (50,71%) supera a masculina (49,29%), resultando em um excedente de 108.155 mulheres em relação aos homens.