O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, esteve presente em uma reunião de trabalho realizada na quarta-feira (13) na Comissão de Educação e Cultura do Senado, em Brasília. O encontro reuniu representantes de diversas entidades ligadas ao ensino, como universidades, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes), a embaixada da Alemanha e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Durante a reunião, foi apresentada uma proposta para a implementação do curso de Licenciatura em Letras Alemão no Brasil.
Blumenau foi o único município consultado durante a exposição da proposta para avaliação na Capes. Sylvio Zimmermann Neto destacou a oportunidade para discutir sobre as escolas bilíngues de alemão na cidade. Ele ressaltou o desafio de formar mais professores nesse idioma, visando expandir a oferta de ensino com qualidade. “Isso tem um impacto significativo não apenas nas relações culturais, mas também nas esferas socioeconômicas, empresariais e acadêmicas de maneira abrangente”.
O encontro contou com a participação do presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado, Flávio Arns, da presidente da Capes, Mercedes Bustamante, da diretora de Educação Básica da Capes, Marcia Serra Ferreira, além de docentes e representantes de reitorias de universidades. A embaixada da Alemanha em Brasília foi representada por Claudia Seidler (Cultura) e Nina Sartori-Montecroce (Setor Científico e de Intercâmbios), Reseda Streb (Gerência de Língua Alemã, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Maria Cristina de Oliveira Silveira (superintendente de Projetos Estratégicos da SEEDUC/RJ) e Deise de Brito Perfeito Soares (diretora do Colégio Intercultural Brasil-Alemanha, RJ). Durante as conversas, foram compartilhadas experiências na educação intercultural, juntamente com a apresentação do Projeto Político-Pedagógico para o Curso Nacional de Segunda Licenciatura em Letras Alemão.
Essa proposta segue a adesão da UFPR ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica entre 2016 e 2021 (Resolução 97/09-CEPE/UFPR) e busca expandir a oferta semelhante em âmbito nacional, em colaboração com áreas acadêmicas de Letras Alemão em instituições federais de ensino superior (IFES), incluindo a UFF, UFPel e UFC.