Blumenau, localizada em Santa Catarina, agora integra o grupo de cidades que realizam cirurgia urológica endoscópica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Anteriormente, os pacientes precisavam se deslocar até Florianópolis para esse procedimento, por meio do TFD (Transporte Fora de Domicílio) do Estado.
A novidade é fruto de uma parceria estabelecida com o Hospital Santa Isabel, resultando na autorização para o procedimento de 37 pacientes até o momento. No entanto, a demanda é maior, com 211 pacientes aguardando consulta com o especialista no SUS para posterior autorização do procedimento.
A estratégia adotada pela Prefeitura de Blumenau prioriza a atenção aos pacientes com Autorização de Internação Hospitalar (AIH) já emitida, visando agilizar o atendimento e reduzir a fila de espera. Jaqueline Mocelin, responsável pelo setor de Gestão Regulatória da Secretaria de Saúde, explica a importância dessa abordagem: “Optamos por atender primeiramente os pacientes com a AIH emitida para dar vazão à fila de espera. A ideia é dar mais agilidade para os usuários que aguardam há mais tempo pelo procedimento.”
O Secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, enfatiza que essa iniciativa foi uma das prioridades desde o início de sua gestão. “Publicamos o edital e conseguimos abrir esse atendimento ainda este mês. Blumenau tem capacidade técnica para atender essa demanda e dar vazão às solicitações”, conclui.