
O Brasil deverá contar, até o fim deste ano, com um centro voltado ao enfrentamento de emergências em saúde pública. A estrutura será criada para fortalecer a capacidade de resposta do país diante de situações como epidemias, pandemias e outros eventos que possam afetar a saúde da população.
Uma das principais funções do centro será o monitoramento de riscos, além da elaboração de estratégias de prevenção, controle e combate a futuras crises sanitárias. A proposta é evitar respostas tardias e garantir uma atuação mais coordenada entre governo federal, estados, municípios e o Sistema Único de Saúde, o SUS.
O novo centro também deve ficar responsável pela implementação da Política Nacional de Emergências em Saúde Pública, reunindo informações, orientações técnicas e ações de planejamento para situações de risco.
A criação da estrutura é vista como uma forma de preparar melhor o país para enfrentar novos desafios na área da saúde. A pandemia de Covid-19 mostrou a importância de sistemas integrados, vigilância eficiente e comunicação rápida para reduzir impactos sobre a população.
Com o centro, o Brasil pretende aprimorar a prevenção e a resposta a emergências, fortalecendo a vigilância em saúde e a organização de medidas antes que os problemas se agravem.








