O Centro de Pesquisas Oncológicas – Cepon, é uma instituição que presta serviço público de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e centro de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para medicina paliativa no Brasil.
Sua missão é prestar assistência integral, humanizada e de qualidade ao paciente com câncer, no âmbito do SUS Sistema Único de Saúde), aos catarinenses. Porém, atualmente, devido a falta de repasses financeiros do governo do estado, o Cepon vem sofrendo para manter um atendimento digno aos seus pacientes, tendo que suspender inclusive alguns atendimentos como colocação de próteses e exames oncológicos. Até mesmo o lanche que era servido aos pacientes e seus acompanhantes, foi suspenso. O Cepon realiza cerca de 10 mil atendimentos por mês, com uma despesa em torno de 6 milhões de reais no mesmo período.
Moradora do bairro Índia em Canelinha, Ebe Cristina Rosa luta contra um câncer no colo do útero a alguns meses e realiza o seu tratamento no Cepon. Vendo a dificuldade da instituição em não poder oferecer sequer uma bolacha para os seus pacientes, a canelinhense resolveu, além de superar o seu drama pessoal, ajudar a quem esta lhe ajudando na luta pela vida. Em entrevista para a super FM, Ebe fala sobre a sua iniciativa em prol do Cepon, a triste realidade da instituição e a sua luta contra a doença.
Ouça a entrevista
TEXTO/ÁUDIO: Jabson Alexandre
FOTOS: Ebe Cristina Rosa/arquivo pessoal